Mesa Diretora recebe minuta de cooperação técnica do Codese
Nesta quinta-feira, 27, às 15h, integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) se encontraram, na sala de reuniões da Presidência, com integrantes da Mesa Diretora da Casa, para apresentar uma minuta do termo de cooperação técnica entre o Conselho e a Câmara Municipal.
Segundo o Conselho, o acordo, que não prevê repasse de recursos financeiros, visa implementar ações conjuntas de interesse mútuo das duas instituições para a realização de estudos, projetos, programas e outros para aprimorar as políticas públicas municipais e melhorar as condições de vida da população. A meta é elevar a Capital, até o ano de 2033, a um dos dez municípios brasileiros com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
No último 10 de março o Codese firmou uma parceria com a Prefeitura de Goiânia relativa à minuta apresentada hoje que ainda deverá ser analisada pela Câmara para ter efetividade na prática. Estavam presentes na reunião o presidente da Câmara, Andrey Azeredo, e os vereadores Zander Fábio (PEN), Léia Klébia (PSC) e Oséias Varão (PSB), e os presidentes Renato Correia (Codese), Carlos Alberto Moura (Sinidicato da Indústria de Construção em Goiás - Sinduscon – GO), José Carlos Palma Ribeiro (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás - Sindlojas) e Flávio Roberto de Castro (Sindicato dos estabelecimentos particulares de ensino de Goiânia - Sepego), dentre outros representantes.
Renato Correia agradeceu a abertura da Câmara para o debate e ressaltou que, se o acordo for firmado, novas etapas virão, como a de financiamentos privados para eventos estruturantes em Goiânia. Andrey Azeredo disse que o documento será analisado pela Mesa Diretora e pelos demais parlamentares e que brevemente dará uma resposta ao Codese se a Câmara assinará o termo. “Nossas decisões são colegiadas e vamos ouvir a todos e analisar cuidadosamente”, afirmou. O vereador Zander considera a parceria “louvável” e elogiou o diálogo entre as instituições, assim como Oséias Varão: “se o interesse da cidade vier em primeiro lugar, contem comigo.”
O Codese é uma entidade formada por representantes da sociedade civil organizada sem fins lucrativos e que engloba organizações como Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO), Sinduscon-GO, Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal de Goiás, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO), Conselho Regional de Engenharia (CREA-GO), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Creci-Go, Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Fecomércio, Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade (Ahpaceg), Observatório Social de Goiânia, Sebrae, Sicoob-Engecred, Sinroupas e Sepego.