Ministro da Saúde promete avaliar situação do Hospital Araújo Jorge
Em reunião no início da noite de hoje (10) no Ministério da Saúde, em Brasília, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB) e o vereador Bernardo do Cais ouviram do ministro da saúde, Ricardo Barros, que o governo federal tem disposição em ajudar o Hospital Araújo Jorge durante o atual período crítico que vem passando.
Ricardo Barros disse que enviará técnicos do ministério para avaliar de perto as condições precárias de atendimento por falta de recursos financeiros, só depois disso é que a verba federal podará se liberada.
Os vereadores que foram a Brasília representaram os 35 vereadores da Câmara por meio de um documento assinado por todos. Nele o ministro é informado que a crise pode afetar o funcionamento de várias unidades do Araújo Jorge, entre elas, a que cuida de novos transplantes de médula óssea (TMO), bem como a terapia intensiva, o pronto atendimento e a oncologia pediátrica, setores com maiores deficiências orçamentárias. Também consta o pedido de liberação imediata de R$ 17 milhões pelo governo federal para o hospital.
Na comitiva que foi à reunião estavam também o senador goiano Wilder Morais, o secretário municipal de saúde, Fernando Machado, o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) – responsável pela gestão do hospital – Paulo Moacir e integrantes da diretoria do Hospital Araújo Jorge.