Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Mobilização busca engajar homens na luta pelo fim da violência contra mulheres

Mobilização busca engajar homens na luta pelo fim da violência contra mulheres

por Da Redação publicado 06/12/2021 15h10, última modificação 06/12/2021 15h49
Ouvidora da mulher na Câmara, a vereadora Aava Santiago (PSDB), acompanhada por colaboradoras de seu mandato, percorrerá bares de Goiânia para distribuir cartilha sobre o tema. Iniciativa integra o calendário dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero e tem como objetivo divulgar como homens podem contribuir de forma prática com a luta das mulheres

A vereadora Aava Santiago (PSDB) e a Ouvidoria da Mulher da Câmara escolheram o Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, 6 de dezembro, para iniciar uma abordagem junto aos homens sobre o tema. Desta segunda-feira até a próxima sexta (10), a parlamentar, acompanhada pela equipe de seu mandato e da Ouvidoria, percorrerá seis bares de Goiânia, durante a noite. Nos locais, será distribuída aos homens uma cartilha com orientações sobre a importância do engajamento deles para modificar o cenário de opressão e de crimes contra mulheres. O trabalho também será feito na Câmara Municipal, durante o dia.

“Na cartilha e nas visitas, reforçaremos que os homens são fundamentais na luta contra o machismo, a violência e os crimes de gênero. Também daremos dicas de como modificar os próprios comportamentos, bem como influenciar amigos e familiares a agir de forma diferente”, explica Aava, que é ouvidora da mulher no Legislativo. “O cenário das relações de gênero não pode ser modificado sem a participação masculina. É uma transformação poderosa capaz de impedir a reprodução de padrões, especialmente de uma geração à outra”, completa.

Programação das visitas

6 de dezembro (segunda-feira)
Glória Bar e Restaurante – a partir das 19h
Rua 101, 435, Setor Sul

8 de dezembro (quarta-feira)
Câmara Municipal – a partir das 9h30
Avenida Goiás, 2001, Centro

9 de dezembro (quinta-feira)
Shiva Bar Alt – a partir das 19h
Alameda das Rosas, 1371 (com Rua 18), Setor Oeste

10 de dezembro (sexta-feira)
Bares da Rua do Lazer, Centro – a partir das 19h
Carvalhos Chopperia, Zé Latinhas Bar, Casa Liberté e Brasis Bar

A mobilização integra a ação local “Volta a Goiânia em 21 dias – pelo fim da violência contra a mulher”, de adesão a um movimento nacional de ativismo em favor das mulheres e dos direitos humanos. “Do fim de novembro ao início de dezembro, desenvolvemos uma programação que busca fortalecer a autonomia feminina, políticas de gênero e a conscientização sobre direitos de grupos periféricos e com dificuldade de acesso a garantias fundamentais”, afirma a vereadora.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora