Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / MORADORES DA CIDADE JARDIM PEDEM APOIO DOS VEREADORES CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESIDIO

MORADORES DA CIDADE JARDIM PEDEM APOIO DOS VEREADORES CONTRA CONSTRUÇÃO DE PRESIDIO

por lucas-ff — publicado 05/04/2016 12h40, última modificação 20/04/2016 10h44
A presidente da Associação usou a Tribuna Livre da Casa, já no final da sessão, a pedido do vereador Mizair Lemes Júnior (PR) um dos representantes do bairro na Câmara. Mizair hipotecou total apoio aos moradores e sugeriu que a Casa elabore um documento para ser levado ao Secretário de Segurança Pública com a posição dos vereadores.

Uma comissão de moradores e comerciantes instalados no setor Cidade Jardim, liderados pela presidente da Associação dos Moradores do setor, pediu hoje na Câmara, o apoio do Legislativo para impedir a continuidade da obra de edificação de um “Centro de Reeducação e Ressocialização de Menores Infratores” que está sendo construído na Praça Abel Coimbra, naquele bairro, por iniciativa do Governo do Estado. 

Segundo a presidente da Associação, Maria Aparecida Costa, toda a comunidade é contra a instalação do Centro no local e um abaixo assinado está sendo providenciado e já conta com mais de 2 mil assinaturas. “Viemos aqui para pedir socorro aos nossos legisladores porque a obra teve início sem prévia consulta aos moradores e comerciantes da região”.

Segundo ela, a obra estava sendo erguida no estacionamento do Ginásio de Esportes que existe no local e onde acontecem duas feiras semanais, uma na quarta-feira à noite e outra no sábado pela manhã. Os moradores impediram a continuidade da obra e foi feito um Boletim de Ocorrência sob a acusação de vandalismo por parte da comunidade local. As obras estão paralisadas desde então. 

A população da Cidade Jardim quer que o Poder Público construa ali, um Centro de Convivência e Lazer para atender à comunidade, ao invés da construção do Centro de monitoramento de menores infratores. Os moradores alegam insegurança, caso a iniciativa da Administração Estadual seja efetivada, já que nas proximidades, além do Ginásio de Esportes, tem ainda um CMEI, um Posto de Saúde, uma Escola de tempo integral e uma Pista de Cooper. O Centro, segundo informou Aparecida, seria uma espécie de albergue, onde os menores passariam a noite e sairiam pela manhã. 

APOIO

A presidente da Associação usou a Tribuna Livre da Casa, já no final da sessão, a pedido do vereador Mizair Lemes Júnior (PR) um dos representantes do bairro na Câmara. Mizair hipotecou total apoio aos moradores e sugeriu que a Casa elabore um documento para ser levado ao Secretário de Segurança Pública com a posição dos vereadores. 

O vereador Deivison Costa (PT do B) outro representante da região no Legislativo endossou a iniciativa de Mizair e sugeriu ainda constituir uma comissão de parlamentares para conversar com o Secretário José Eliton e expor a preocupação da comunidade da Cidade Jardim. Denicio Trindade (SDD) afirmou que “não podemos ficar de braços cruzados. Somos favoráveis à ressocialização, mas, não dentro de uma área urbana densamente povoada como aquela. 

Também se manifestaram a favor da demanda da Associação, os vereadores Fábio Lima (PSB) e Paulo Magalhães (PSD). Magalhães defende que este centro deveria ser em uma escola agrícola e não dentro da Cidade. Já o vereador Carlos Soares (PT) afirmou à presidente da Associação, que o Plano Diretor de Goiânia não permite esse tipo de construção naquele local e, segundo ele, não existe na Prefeitura, alvará de construção autorizando tal iniciativa. O vereador Djalma Araújo ( Rede) lembrou ainda que o Estatuto da Cidade tem que ser respeitado, no que diz respeito às normas de edificações no município. 
(Silvana Brito)