Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Nesta sexta, Dra. Cristina visita Parque Anhanguera para analisar condições de adensamento urbano do bairro

Nesta sexta, Dra. Cristina visita Parque Anhanguera para analisar condições de adensamento urbano do bairro

por Patrícia Drummond publicado 10/10/2019 16h01, última modificação 10/10/2019 16h01
Nesta sexta, Dra. Cristina visita Parque Anhanguera para analisar condições de adensamento urbano do bairro

Foto: Alberto Maia

A vereadora Dra. Cristina (PSDB), relatora do projeto de revisão do Plano Diretor na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), realiza visita técnica ao Parque Anhanguera nesta sexta-feira (11), às 14 horas, para analisar se a região possui condições para adensamento urbano. Serão observados os vazios urbanos, a infraestrutura do bairro, o acesso e escoamento do trânsito, a capacidade das ruas e a mobilidade. O intuito, segundo ela, é adequar os interesses e as possibilidades de desenvolvimento do local ao que determina o Plano Diretor de Goiânia.

Dra. Cristina, enquanto aguarda parecer da Procuradoria da Câmara Municipal sobre o projeto, realizou 12 audiências públicas e duas visitas técnicas para discutir o Plano Diretor e elaborar o relatório que será analisado pela CCJ. A matéria foi discutida com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Conselho Regional de Engenharia (CREA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Planejamento, além de debates em escolas, com ambientalistas e o setor de Turismo.

As arquitetas responsáveis pelo projeto acompanharam as discussões e esclareceram as dúvidas dos participantes. De acordo com elas, um dos focos do novo Plano Diretor é a revitalização do Centro. O projeto estabelece ações para preservação dos imóveis do bairro e autoriza a criação de incentivos fiscais e urbanísticos para imóveis tombados, visando sua restauração, reparação e conservação. Além disso, está prevista a implantação de fiação subterrânea no Núcleo Pioneiro de Goiânia, que engloba também a região de Campinas.

Dra. Cristina aponta a indefinição de ações práticas e prazo de execução no projeto. Os coordenadores dos eixos temáticos do Plano Diretor afirmam que posteriormente serão elaborados planos setoriais que definirão as políticas implementadas. “O problema é que não sabemos quando esses planos setoriais estarão prontos. Consequentemente, a população fica insegura a respeito de pontos fundamentais abordados no projeto”, explica a vereadora.

 

Serviço: Visita técnica ao Parque Anhanguera (expansão urbana)

Data: Sexta-feira,11 de outubro, às 14 horas

Local: Saída da Câmara Municipal de Goiânia

 

(Texto: Assessoria de Imprensa da vereadora Dra.Cristina)