Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / No Dia Mundial da Saúde, Mauro Rubem promove audiência para discutir problemas durante pandemia

No Dia Mundial da Saúde, Mauro Rubem promove audiência para discutir problemas durante pandemia

por Guilherme Machado publicado 07/04/2021 20h55, última modificação 07/04/2021 22h36
No Dia Mundial da Saúde, Mauro Rubem promove audiência para discutir problemas durante pandemia

Foto: TV Câmara

O vereador Mauro Rubem (PT) promoveu na tarde desta quarta-feira (8) uma audiência pública virtual para discutir ações na área da saúde em meio à pandemia da Covid-19 com representantes do setor. O evento é em lembrança ao Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. 

“O objetivo nosso aqui é unificarmos mais as ações dos movimentos social e sindical, das entidades e da Câmara Municipal com a agenda nacional, puxada pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com outras entidades e instituições, formando a Frente pela Vida”, disse ele. 

A Frente pela Vida é uma iniciativa formada por 14 entidades científicas da saúde e bioética mais o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi criada com o objetivo de lançar um movimento amplo para enfrentar a pandemia da Covid-19, com base em evidências científicas e respeito à saúde da população brasileira. Na Câmara, Mauro Rubem lidera a Frente Vacina para Todos, que tem o objetivo de acompanhar e fiscalizar a vacinação contra a Covid-19 em Goiânia. 

O presidente do CNS, Fernando Zasso Pigatto, participou da audiência criticando a previsão de recursos destinado à saúde que foi aprovada pelo Congresso Nacional para o orçamento da União em 2021, sendo o mesmo do ano de 2017, e a não aplicação total dos recursos destinados ao combate na pandemia. Ele também defendeu a revogação da emenda constitucional que determina o teto de gastos, além da volta do auxílio emergencial no mesmo valor pago no ano passado. “Esses cortes na saúde vêm num ano em que se agrava a pandemia e, por consequência, as suas sequelas, em que todos os índices sociais são agravados, como desemprego, fome e miséria”, destacou. 

Ângela Cristina, do Conselho Municipal de Saúde, condenou os despejos por falta do pagamento dos alugueis. “Nos preocupa, em plena pandemia, que ocorram despejos urbanos. As famílias, muitas delas já em situação de miséria e fome em meio a essa crise sanitária, vão para onde, vão se isolar onde nesse momento crítico da pandemia?”, questionou. 

A superintendente de gestão de redes de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cynara Mathias Costa, explicou que a pasta, desde o início da pandemia, tem capacitado os servidores para lidarem com o Sars-CoV-2, entre outras ações. “A secretaria implantou a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19, que é um canal de comunicação com a população goianiense com o objetivo de combater às fake news e esclarecer sobre sintomas de Covid que o usuário do serviço esteja sentindo. Inicialmente, ele é atendido por um técnico de enfermagem que o encaminha para um teleconsulta”, explicou Cynara.

Na tarde de ontem (6), a Câmara Municipal de Goiânia, representada pelos vereadores da Frente Vacina para Todos, lançou, em parceria com a UFG, Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), entre outros parceiros, a campanha Vacina, Arte e Solidariedade. A Pró-reitora de extensão e cultura da instituição, Lucilene Maria de Sousa, falou sobre o momento atual difícil vivido por muitas famílias e pediu o apoio das pessoas para ajudá-las por meio da campanha. “Convido a todos para somar conosco em solidariedade às pessoas que precisam de um alento e que tanto sofrem e padecem doando gêneros alimentícios, produtos de higiene ou cestas básicas.”

Mídias Sociais
Plano Diretor
Concurso Público 2018

Concurso

Ouvidoria da Mulher
Canal do Cidadão - E SIC

Mídias Sociais
Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Prevenção é o melhor caminho
Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

Acesso a Informação

Acesso a informação

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia