Novandir quer GCM atuando no combate às drogas nas escolas
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os malefícios causados pelo uso de drogas, o vereador Sargento Novandir (PTN) apresentou projeto de lei que cria no âmbito da GCM – Guarda Civil Metropolitana, a Patrulha Municipal, que deverá atuar nas unidades escolares do município.
A Patrulha integrará o Programa de Prevenção e Combate às Drogas com finalidade preventiva e educativa através da promoção de cursos, palestras, seminários e outras atividades para conscientização dos jovens sobre o perigo do uso de entorpecentes.
A matéria proposta por Novandir prevê a capacitação de agentes da GCM designados para as palestras nas escolas, garantindo uma didática eficaz para os beneficiados com o programa. As ações da Patrulha Municipal compreendem uma política permanente de trabalho com os alunos da rede municipal de educação, do ensino fundamental e médio.
Na justificativa apresentada, Novandir alega que a intenção é “sensibilizar, orientar e capacitar o corpo docente das unidades escolares com conhecimentos necessários para auxiliá-los na implantação da política antidrogas e desenvolver senso crítico dos alunos com relação às conseqüências do uso de substâncias tóxicas”.
Outra determinação prevista na matéria é de que os usuários de drogas sejam orientados e encaminhados aos CAPS- Centros de Atenção Psicossocial afim de que receba um acompanhamento especializado. “Queremos com nossa proposta, criar condições e mecanismos de combate às drogas, através da orientação às crianças, jovens e adolescentes”, afirma Novandir.