Novos loteamentos da Capital deverão ter ciclovias e ciclofaixas
Matéria aprovada na sessão de hoje (08/05) em votação definitiva, determina que todos os novos loteamentos a serem efetivados na Capital deverão ser planejados prevendo a criação de ciclovias, ciclofaixas e faixas-compartilhadas para o tráfego de bicicletas.O Projeto de Lei Complementar nº 000017/2017 de iniciativa do vereador Jair Diamantino (DC) tem, segundo o vereador, o objetivo “de preparar nossa cidade para o futuro obedecendo às diretrizes traçadas na Constituição Federal na Lei Orgânica do Município e no Plano Diretor”.
A ideia é que sejam implantados nos novos loteamentos, ciclovias nas vias expressas e arteriais; ciclofaixas nas vias coletores e faixa-compartilhada nas vias locais. A caracterização das vias, determinada no projeto, é que ciclovias são pistas próprias separadas fisicamente do tráfego comum. As ciclofaixas, por sua vez, constituem-se em uma pista de rolamento delimitada por sinalização. Já a faixa-compartilhada é uma via aberta ao uso público e que além dos veículos motorizados é usada por bicicletas e pedestres com preferência para pedestre na calçada e ciclistas numa pista demarcada.
Em sua justificativa, Jair alega que “não há duvidas de que o transporte sobre bicicleta é o transporte do futuro e seu uso melhora a qualidade de vida trazendo benefícios para a saúde, para o meio ambiento e para o caótico trânsito” da nossa Cidade. Diamantino acrescenta que o uso da bicicleta “diminui a necessidade de outros meios que “são poluentes, o que minimiza o impacto dos malefícios de agentes nocivos no já castigado meio ambiente”. E explica que “por não serem motorizados não produzem monóxido de carbono, assim como trazem menos poluição sonora, pois se trata de um veículo silencioso”.
A matéria, aprovada por unanimidade dos vereadores, segue agora para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).