Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Novos loteamentos da Capital deverão ter iluminação de LEDs

Novos loteamentos da Capital deverão ter iluminação de LEDs

por silvana — publicado 28/06/2017 15h15, última modificação 21/07/2017 08h25

Com o objetivo de contribuir para a economia de energia elétrica nos logradouros públicos do município, a vereadora Tatiana Lemos (PC do B) apresentou projeto na Câmara que torna obrigatório o uso de lâmpadas de LED (Díodo Emissor de Luz) na rede de iluminação pública nos novos loteamentos e empreendimentos da Capital. A rede compreende os aparelhos utilizados para a iluminação de ruas e demais logradouros públicos como praças, parques, jardins, monumentos e assemelhados.

Como argumento para sua proposta, a vereadora alega que o LED representa um grande avanço na questão da economia comparada com as lâmpadas comuns incandescentes e a fluorescente. “Além de possuir um tamanho reduzido em relação às demais lâmpadas, o díodo possui uma taxa de luminosidade muito boa utilizando bem menos energia, além de serem mais resistentes e não gerarem o mesmo calor das demais.”

Segundo Tatiana apesar do investimento inicial  com a iluminação LED  ter o custo duas vezes maior que o da iluminação fluorescente, o custo final compensa , pois significa uma economia de 40% e, se comparada à lâmpada  incandescente, a relação é ainda mais vantajosa, proporcionando uma economia de 88%. Alguns países já estão utilizando esta tecnologia desde 2010 e aqui no Brasil já está sendo implantada gradativamente em algumas cidades, justifica.

EMERGÊNCIA

A vereadora apresentou ainda dois outros projetos, ambos com o propósito de garantir maior segurança para funcionários, pacientes e freqüentadores dos postos de saúde do município e também para funcionários e alunos das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil- CMEIs, da Capital.

A proposta de Tatiana é a instalação de “botões de emergência” nestes locais, que quando acionados emitiriam sinais silenciosos diretamente para a GCM- Guarda Civil metropolitana. O objetivo é  evitar assaltos e outros atos de violência  como a contenção de pacientes e acompanhantes exaltados que muitas vezes ficam agressivos nos Postos de Saúde e Cais e agridem os funcionários. E, nas escolas o sinal informaria situações de risco em andamento além de auxiliar na manutenção da segurança interna em razão de brigas entre alunos, esclarece.