Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / ONG Girl Up lança campanha para incentivar voto de jovens de 16 e 17 anos

ONG Girl Up lança campanha para incentivar voto de jovens de 16 e 17 anos

por Guilherme Machado publicado 05/05/2020 18h46, última modificação 05/05/2020 18h46

Com o apoio da vereadora Dra. Cristina (PL), a ONG Girl Up, formada por adolescentes, lançou a campanha #SeuVotoImporta, com o intuito de incentivar jovens de 16 e 17 anos, faixa etária cujo voto é facultativo. Com GIFs e pegada jovem, a campanha já atraiu nomes como Ana Paula Padrão e MC Soffia. As garotas da ONG reclamam que o prazo para retirada do título, que se encerra nesta quarta-feira, 6, foi muito curto, já que os Tribunais Regionais Eleitorais ficaram mais de um mês fechados, devido à pandemia do coronavírus.

As meninas do Girl Up, no entanto, não desanimam e prometem um twittaço com a hashtag da campanha nesta quarta-feira, às 16 horas. “Mais do que uma campanha que fala com jovens, a #SeuVotoImporta abre espaço para que adolescentes protagonizem a corrida rumo ao primeiro voto. É a gente dizendo uns pros outros: 'não gosta da política que você vê? Vai lá e muda'", afirma Bruna Guedes, que, aos 19 anos, é uma das idealizadoras do movimento.

Para a vereadora Dra. Cristina, a participação dos jovens na política é fundamental, tanto que foi a responsável pela inclusão do projeto Parlamento Jovem no calendário da Câmara Municipal de Goiânia no ano passado. “Fui militante estudantil e isso me deu bases para meu trabalho na política anos depois. E, mais do que isso, a conscientização a respeito da importância de participar do ato político forma eleitores melhores e contribui na escolha de representantes mais preparados”, destaca. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que a participação de jovens de 16 e 17 anos caiu 40% de 2016 para 2018.

Texto da assessoria de comunicação da vereadora