Órfãos de Goiânia serão beneficiados com projetos em trâmite na Casa
Matérias que beneficiam os órfãos de pais que faleceram em decorrência da Covid-19 ou de mães vítimas de feminicídio, no município de Goiânia, estão em andamento na Casa.
Uma delas, de iniciativa de Léia Klebia (PSC), cria um cadastro das crianças e adolescentes órfãos pela pandemia, para que possa basear ações públicas a fim de amparar essas vítimas.
Léia destaca que o cadastro visa “dar suporte às crianças e adolescentes até 18 anos, assegurando direito à vida e à saúde, desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, em um banco de informações atualizadas a cada 45 dias”.
A outra, do vereador Thialu Guiotti (Avante), inclui no calendário oficial do município a Semana de Conscientização e Apoio aos Órfãos de Feminicídio, a ser realizada anualmente na primeira semana de março, já que a lei do feminicídio foi publicada em 9/03/2015.
“Há pouca visibilidade sobre o impacto dessa violência sobre a vida de inúmeras crianças e adolescentes que, não raro, foram testemunhas desses crimes cometidos por seus próprios pais contra a vida de suas mães, e tiveram também seus direitos violados em âmbito doméstico e familiar”, ressaltou o parlamentar.