Oséias Varão é o novo líder do prefeito na Câmara
O vereador Oséias Varão (PSB) substitui Tiãozinho Porto (PROS) na liderança do governo municipal junto ao Poder Legislativo. O comunicado foi feito pelo presidente da Casa, Romário Policarpo ((PROS) aos demais vereadores, durante a sessão desta terça-feira (07/05).
No ofício enviado à Câmara com a indicação de Varão, o prefeito Iris Rezende (MDB) aproveita para agradecer o trabalho desempenhado pelo ex líder. “Uso do ensejo para demonstrar a merecida gratidão do Poder Executivo pelos relevantes serviços prestados pelo vereador Tiãozinho Porto, que exerceu com louvor o papel que lhe foi designado até a presente data”, diz o documento.
Segundo Porto, a mudança não foi uma surpresa, a troca de liderança já vinha sendo discutida há cerca de dois meses e se afunilou na última semana. Pedimos ao prefeito que ouvisse os vereadores para chegar a um nome de consenso e, certamente foi isso que ele fez, afirmou. Mas, alguns vereadores disseram que não foram ouvidos e que a indicação foi uma surpresa.
Tiãzinho, que faz aniversário hoje, foi bastante elogiado pelos colegas que o cumprimentaram pela data e agradeceram pela forma como ele conduziu a liderança na Câmara, “sempre muito respeitoso com todos os parlamentares”. Porto, por sua vez agradeceu a todos os companheiros de Legislativo “que nunca me procuraram para pedir alguma coisa que não fosse em benefício da cidade”. Disse ser muito grato ao prefeito que lhe deu a oportunidade de adquirir uma grande experiência no cargo em que ficou por dezesseis meses.
Porto lembrou que assumiu a liderança "sem nenhuma estrutura e com dificuldades de toda ordem, num momento difícil para o Executivo que estava com contas deficitárias, sem bancada de apoio no Legislativo e com uma “ferrenha oposição”. Mesmo assim, disse, aprovamos vários projetos importantes para Goiânia”. Tiãozinho desejou boa sorte ao novo líder que, segundo ele, “é um pessoa preparada e experiente que será capaz de conduzir muito bem a nova função”.
Já Oséias disse saber que “o cargo é um desafio de grande dimensão que aceito com humildade e disposição para o trabalho e,também, gratidão ao prefeito Iris pela confiança em mim depositada”. Varão afirmou que "as divergências, normais no parlamento, serão tratadas com respeito" e, pediu o apoio e a cooperação dos colegas afirmando que vai trabalhar pela harmonização das relações entre o Legislativo e o Executivo.
O presidente da Câmara, Romário Policarpo, também lembrou que divergências são normais e que há um pequeno afastamento hoje, “devido ao comportamento de alguns secretários da Administração Municipal, mas tanto a Câmara quanto a Prefeitura têm um objetivo em comum: queremos o melhor para Goiânia, trabalhamos para isso. Serei um companheiro, mas, crítico. Aqui na Câmara não se discute vaidades e sim os problemas da Cidade. O Legislativo precisa ser respeitado”, afirmou.