Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Ouvidoria da Mulher da Câmara de Goiânia doa 3 mil absorventes para vítimas no Rio Grande do Sul

por Da Redação publicado 09/05/2024 16h30, última modificação 09/05/2024 17h41
Ação é encabeçada pela vereadora Aava Santiago (PSDB) e conta com apoio dos Correios

Diante da recente tragédia humanitária no Rio Grande do Sul, que já contabiliza mais de 100 mortes e deixou cerca de 50 mil pessoas desabrigadas, a vereadora Aava Santiago (PSDB) está se mobilizando para ajudar mulheres e meninas afetadas pela catástrofe, com doação de três mil absorventes – parte de campanha permanente promovida pela Ouvidoria da Mulher da Câmara de Goiânia.

Aava destaca a importância de oferecer dignidade menstrual, especialmente em situações de crise. “Entendo que, entre os vários horizontes que nos desafiam nessa tragédia, que é ambiental, mas sobretudo humanitária, nós podemos contribuir um pouco para que aquelas mulheres e meninas passem por isso com dignidade menstrual e higiene pessoal, e tenham também esperança em dias melhores”, afirma. De acordo com a parlamentar, diante de uma tragédia, ações rápidas são essenciais, e, nesse sentido, a parceria firmada entre Ouvidoria da Mulher e Correios está sendo fundamental para enviar doações ao Rio Grande do Sul rapidamente, sem custos.

Coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Maria Clara Dunck lembra que produtos de higiene, como absorventes, não estão no topo da lista de doações, mas são essenciais para mulheres. “As pessoas geralmente se concentram em alimentos e roupas, mas, para mulheres, os absorventes são essenciais. Como mais da metade da população brasileira é composta por mulheres, é nossa responsabilidade garantir que elas tenham acesso a esses produtos”, pontua.

Campanha Permanente

A Ouvidoria da Mulher da Câmara de Goiânia já vinha arrecadando absorventes para suas assistidas e, agora, está dividindo doações com mulheres gaúchas. “A campanha da Ouvidoria da Mulher pela dignidade menstrual é permanente. Neste momento, diante da tragédia no sul do país, optamos por estender a ajuda a quem tem mais urgência”, reitera Maria Clara Dunck.

Como ajudar

A vereadora Aava Santiago convida todos a participarem desta campanha. Além dos três mil pacotes de absorventes doados, a Ouvidoria da Mulher continua recebendo doações para ajudar vítimas no Rio Grande do Sul e suas assistidas locais. Os pontos de coleta de absorventes estão distribuídos por Goiânia (veja locais abaixo).

Para quem deseja contribuir com recursos financeiros, a parlamentar sugere doações para a Central Única das Favelas (Cufa), que desempenha papel crucial no auxílio às vítimas do Rio Grande do Sul. As doações podem ser feitas pelo Pix: doacoes@cufa.org.br.

Locais de doação:

- Câmara Municipal de Goiânia - Sala de acolhimento da Ouvidoria da Mulher;

- Clube de Costura - Mega Moda Shopping;

- Orquidário Goiás - Rua C-149, 1050, Jd. América;

- Sempre Bella Estética e Laser - Rua 122, 139, Qd. 42-A, Lt. 46, Setor Sul;

- Sol Cândido Moda Sustentável - Rua S-5, 601, Loja B601, Setor Bela Vista;

- Gailê - Rua 83f, 66, Setor Sul (próximo ao Cepal);

- Portal Sul Shopping - Rodovia GO 040, Jardins Lisboa, Aparecida de Goiânia

Para esclarecer dúvidas e mais informações:

Ouvidoria da Mulher da Câmara Municipal de Goiânia - (62) 98222-2434

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora