Paciente poderá optar por hospital particular em atendimento do Samu
Com intuito de ajudar a desafogar as emergências em hospitais públicos da capital, a vereadora Tatiana Lemos (PCdoB) apresentou projeto de lei que permite ao paciente - ou à pessoa da família, se o paciente não estiver em condições de tomar decisão - optar pelo encaminhamento à emergência de um hospital particular, quando este tem algum plano de saúde.
A proposta tem por objetivo reduzir a quantidade de pessoas direcionadas à rede pública de saúde quando existe a possibilidade de encaminhamento para a rede privada, já que muitos dos pacientes possuem plano de saúde. Hoje, praticamente todos os hospitais da rede privada dispõem de atendimentos de emergência, com capacidade para suportar a demanda e equipamentos adequados para prestar o atendimento.
“Atualmente, todos os atendimentos do SAMU são direcionados para hospitais públicos, superlotando o atendimento nessas instituições. É bom lembrar que já existe uma portaria do Ministério da Saúde que prevê a remoção desses pacientes para a rede privada quando solicitado”, destacou a vereadora.
A equipe de atendimento emergencial deverá avaliar o estado físico do paciente, levando em consideração a proximidade do hospital escolhido e a gravidade do caso. Hoje, o paciente que tem plano de saúde deve que ser levado para um hospital público, passar por um registro e só depois ter a remoção para um hospital particular autorizado. A vereadora acredita que, com o projeto, os custos do transporte feito pelo Samu vão reduzir com a redução das transferências, ficando os veículos a disposição para mais chamadas de emergência.
Com informações da assessoria de imprensa de Tatiana Lemos