Palestra sobre câncer de mama aborda a necessidade de diagnóstico precoce para a eficácia do tratamento
A Câmara Municipal de Goiânia aderiu ao movimento internacional Outubro Rosa ostentando a cor símbolo da campanha em seu portal na internet e na iluminação da sua fachada e realizou nesta quinta-feira, 26, uma palestra para as servidoras da Casa com a professora Damiana Aparecida Moreira sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
A palestrante é especialista em epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e infecção hospitalar pela PUC-GO. Ela é coordenadora da Liga de Atenção da Saúde da Mulher. Ela abordou às servidoras sobre os fatores de risco, diagnóstico, prevenção, sinais e sintomas e tratamento. Esclareceu sobre a necessidade da realização de mamografia para a devida prevenção, além da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, alimentação rica em frutas, fibras e vegetais e o controle do peso e ainda ressaltou que o hábito de fumar é um fator de risco e deve ser evitado.
O presidente Andrey Azeredo parabenizou a professora Damiana Moreira por sua trajetória na luta pela prevenção do câncer de mama e reforçou que as mulheres precisam estar atentas aos exames de rastreamento. “O câncer de mama mata muitas mulheres por ser descoberto tardiamente. Se a doença for detectada no início, as chances de cura são maiores, a paciente sofrerá menos e o tratamento será mais tranquilo e eficaz. O diagnóstico precoce é essencial e esse evento quer contribuir com essa conscientização”, ressaltou.