Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Parcerias com ex-alunos e profissionais da UFG podem trazer avanços para a educação municipal

por Da Redação publicado 08/01/2021 18h10, última modificação 08/01/2021 19h51

Presidenta da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Aava Santiago (PSDB) tem prioridade em colocar em pauta na Casa o projeto EducadaMente, que vai ajudar a comunidade escolar a ter atendimento psicológico de forma gratuita. Ela também propôs outras soluções para a área.

Aava Santiago recebeu, nesta sexta-feira, 8, o presidente da Associação de Egressos e Egressas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eliomar Pires, e o diretor executivo, Renato Cândido. A visita de cortesia foi feita para apresentar a entidade a ela e conversar sobre possíveis parcerias com profissionais, ex-alunos e estudantes da UFG, bem como convidá-la para ingressar ao grupo, que conta com o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Walter Carlos Lemes, e o ex-prefeito Íris Rezende, tendo ambos sido associados recentemente. A UFG conta com mais de 100 mil ex-alunos.

Por conhecer a potência da universidade, Aava vai propor parcerias para fomentar a valorização da educação pública e vai além dos limites territoriais de seu mandato. Em defesa das universidades federais do Centro-Oeste, a vereadora propôs aos representantes a criação de um fórum que acolha as demandas e também fomente o compartilhamento de conhecimento entre professores e estudantes da universidade com a comunidade.

Ela propôs também um estreitamento com a extensão na UFG, que atualmente é subutilizada. “Me assusta que a gente tenha uma ponte tão abrangente e de reconhecida qualidade que não seja utilizada pelo Poder Público como um todo. A UFG é uma das melhores universidades do País”, afirma a vereadora. Essa é a ideia do projeto EducadaMente, prioritário na sua agenda, que pretende fazer parcerias com os estudantes de psicologia para atendimento à comunidade escolar. “Esse é um dos objetivos dos egressos: levar a comunidade para a universidade e vice-versa”, afirma Eliomar Pires.

Para que o trabalho seja ainda mais efetivo, célere e competente, a vereadora fez o convite para que uma pessoa da associação componha o grupo de trabalho da Comissão de Educação da Câmara, coordenado pela doutoranda em literatura pela Universidade de Brasília (UNB), Maria Clara Dunck. “É fundamental somar esforços para discutir projetos que acelerem avanços para a rede municipal de educação”, reforça Aava.

Sobre a dificuldade da rede municipal de proporcionar melhor aprendizagem virtual, a vereadora fala sobre o importante papel da universidade no contexto. “Toda vez que vejo um grande problema social, eu me pergunto: porque não recorreram à UFG, sendo que ela está trabalhando em diversas frentes, como no caso de utilizar equipamentos de refrigeração para ajudar na vacinação contra o coronavírus, por exemplo, ou no caso de ajudar o aluno nas aulas por meio virtual?”

Segundo Eliomar, a UFG foi a primeira universidade a criar um comitê de inteligência artificial no Brasil. “Temos que potencializar e ampliar o acesso a mentes brilhantes e pesquisadores renomados da universidade e usar essas parcerias para reduzir desigualdades”, reitera a vereadora.

Texto e foto da assessoria de comunicação da vereadora