Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Parlamento Jovem realiza eleições nesta sexta-feira (27)

Parlamento Jovem realiza eleições nesta sexta-feira (27)

por Edição de notícias publicado 27/10/2023 16h05, última modificação 31/10/2023 16h03
Estudantes de nove escolas da capital elegem 35 representantes para o projeto. Diplomação dos eleitos será em novembro

O Parlamento Jovem, iniciativa da Câmara de Goiânia em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, nesta sexta-feira (27), eleições dos 35 vereadores mirins que participarão do projeto em 2023. A votação ocorreu em nove escolas da capital – oito municipais e uma federal.

Nesta edição, 99 alunos do 6º ano 9º ano do Ensino Fundamental se candidataram às 35 vagas. Ao todo, 2.475 eleitores foram às urnas para eleger os representantes de cada escola. O resultado da votação será divulgado na próxima segunda-feira (30).

A diplomação simulada dos vereadores mirins eleitos será no dia 6 de novembro, às 13 horas, no Plenário do TRE-GO.

Atividades na Câmara

Na Câmara, os integrantes do Parlamento Jovem vivenciarão a realidade do Legislativo municipal. Entre as atividades previstas, estão palestras sobre o funcionamento Casa, visitas a comissões temáticas, acompanhamento de sessões no Plenário e votações simuladas de projetos de lei.

Após compreenderem a dinâmica do processo legislativo, os estudantes trabalharão na elaboração de propostas – que poderão ser aproveitadas por vereadores goianienses.

Ao fim das atividades, a Câmara promoverá Sessão Especial de encerramento do Parlamento Jovem 2023, com entrega de certificado aos participantes.

Escolas

As escolas parceiras do Parlamento Jovem 2023 são:

- Escola Municipal Presidente Vargas;

- Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira;

- Escola Municipal Coronel José Viana;

- Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista;

- Escola Municipal Vicente do Prado Rodrigues;

- Escola Municipal Nadal Sfredo;

- Escola Municipal Dom Tomás Balduíno;

- Escola Municipal São José;

- Colégio de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG).