Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Pascualletto: "Goiânia pode ser a cidade mais arborizada do mundo"

Pascualletto: "Goiânia pode ser a cidade mais arborizada do mundo"

por Da Redação publicado 03/11/2020 19h15, última modificação 04/11/2020 08h56

Pouco antes de receber título de cidadão goianiense no plenário da Câmara Municipal de Goiânia nesta terça-feira (3), o professor Antônio Pascualletto, uma das maiores referências na área ambiental em Goiás, afirmou que um desafio para o futuro é continuar investindo no plantio de árvores em Goiânia, o que pode levar a cidade ao topo. Hoje ela está atrás apenas de Edmonton, no Canadá, segundo ele. Professor Pascualleto é gaúcho de nascimento e recebeu o título das mãos do vereador Gustavo Cruvinel (MDB).

Para Pascualletto, o título “é um sentimento de pertencimento, de morar numa cidade em que não é só um migrante, mas uma pessoa que se sente membro dela”. Formado em Agronomia, o professor passou metade dos seus 54 anos de vida em Goiânia, onde coordena pesquisas, projetos e cursos na PUC-GO e no IFG.

Em um de seus trabalhos de pesquisa, Pascualleto pôde constatar a importância das áreas verdes para uma cidade quente como Goiânia. “Debaixo do sol, há uma redução de 3 a 5 graus na temperatura dos parques”, diz ele, acrescentando que essa melhoria pode chegar a 10 graus debaixo da copa das árvores.

Segundo o vereador Gustavo Cruvinel, a experiência do professor Pascualleto é fundamental para a melhoria na qualidade ambiental de Goiânia. “Precisamos de gente que entenda do assunto e esteja disposta a compartilhar, como é o caso do professor Pascualletto, que é uma das maiores referências que nós temos”.

Texto e foto da assessoria de comunicação do vereador