Paulo Daher propõe criação do Instituto de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

por Heloiza Amaral Nogueira publicado 20/12/2018 12h35, última modificação 20/12/2018 12h35

O vereador Paulo Daher (DEM) apresentou em plenário, nesta quinta-feira, 20, projeto para criação do Instituto de Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo Uterino em Goiânia, com o fornecimento de exames preventivos periódicos de Papanicolau e Colposcópicos, entre outros, e o tratamento de doenças identificadas. Além disso, segundo o projeto, o Instituto promoverá palestras, cursos, debates e audiências públicas, como forma de levar conhecimento técnico aos profissionais da área e esclarecimentos à população. A instituição também poderá realizar mutirão de atendimento, quando necessário.

Ainda de acordo com o projeto, para que o paciente seja acolhido e tratado no Instituto, é preciso que tenha o encaminhamento médico ou agende consulta médica no local, que terá sua sede em uma das unidades de saúde do município. A Prefeitura de Goiânia poderá firmar convênios, acordes, ajustes ou termos de parceria com a União, Estado ou entidade não governamental, além da utilização de recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Paulo Daher explica que o câncer de colo uterino é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez. Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o apontam como o terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. (Foto: Alberto Maia)