Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Daher propõe criação do Instituto de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

Paulo Daher propõe criação do Instituto de Prevenção do Câncer de Colo Uterino

por Heloiza Amaral publicado 20/12/2018 12h35, última modificação 20/12/2018 12h35

O vereador Paulo Daher (DEM) apresentou em plenário, nesta quinta-feira, 20, projeto para criação do Instituto de Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo Uterino em Goiânia, com o fornecimento de exames preventivos periódicos de Papanicolau e Colposcópicos, entre outros, e o tratamento de doenças identificadas. Além disso, segundo o projeto, o Instituto promoverá palestras, cursos, debates e audiências públicas, como forma de levar conhecimento técnico aos profissionais da área e esclarecimentos à população. A instituição também poderá realizar mutirão de atendimento, quando necessário.

Ainda de acordo com o projeto, para que o paciente seja acolhido e tratado no Instituto, é preciso que tenha o encaminhamento médico ou agende consulta médica no local, que terá sua sede em uma das unidades de saúde do município. A Prefeitura de Goiânia poderá firmar convênios, acordes, ajustes ou termos de parceria com a União, Estado ou entidade não governamental, além da utilização de recursos do Fundo Municipal de Saúde.

Paulo Daher explica que o câncer de colo uterino é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez. Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o apontam como o terceiro tipo de câncer mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. (Foto: Alberto Maia)