Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Magalhães propõe atuação da GCM em segurança das escolas municipais

Paulo Magalhães propõe atuação da GCM em segurança das escolas municipais

por Edição de notícias publicado 11/04/2023 17h10, última modificação 12/04/2023 13h07
Projeto de lei apresentado pelo vereador prevê, no mínimo, dois agentes em cada unidade educacional durante horário de aulas

Em projeto de lei apresentado na Câmara de Goiânia, o vereador Paulo Magalhães (União Brasil) propõe autorizar que agentes da Guarda Civil Metropolitana atuem na segurança das escolas municipais. Segundo o texto, cada unidade deverá contar com a presença de, no mínimo, dois agentes da GCM durante o horário das aulas, conforme escala de serviço.

De acordo com o vereador, a medida permitirá a estudantes e profissionais da Educação exercer suas atividades com mais tranquilidade. "É triste e lamentável o que vem acontecendo nas nossas escolas. Não podemos mais ignorar atos de violência recorrentes, sem adotar medidas para aumentar a segurança. Quero assegurar aos pais que estou comprometido em lutar pela proteção de cada aluno, criança, adolescente e educador envolvido", afirma.

Ainda segundo o parlamentar, os agentes também poderão orientar e conscientizar alunos e professores em relação à segurança pessoal e coletiva. "É importante que a GCM atue com cuidado e respeito aos direitos dos alunos e professores, sempre em colaboração com a direção e funcionários das escolas. Os agentes devem seguir normas e protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com outros órgãos da administração", conclui.

Dados

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia conta com 146 Cmeis, 39 Ceis e 129 escolas para atender ao total de 30.538 alunos da Educação Infantil.

A Guarda Civil Metropolitana, por sua vez, tem 1.225 servidores em atividades operacionais e administrativas. Trata-se de um órgão de segurança pública, destinado à proteção da população, do patrimônio público e do meio ambiente.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador