Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

por Michelle Lemes publicado 09/10/2017 17h45, última modificação 09/10/2017 17h43
Paulo Magalhães recebe deputada Flávia Morais na Comissão do Idoso

Foto: Marcelo do Vale

Deputada federal Flávia Morais (PDT), da Comissão do Idoso na Câmara dos Deputados, em Brasília, esteve nesta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal de Goiânia, para participar da reunião da Rede de Proteção ao Idoso, sob a presidência do vereador Paulo Magalhães (PSD). Ele, que preside a Comissão do Idoso da Casa, também convidou o senador pelo PP de Goiás, Wilder Morais, que não compareceu.

A deputada Flávia Morais deu contribuições à Rede sobre o trabalho realizado pela Comissão do Idoso, em Brasília. Ela esclareceu que existe a proposta de criação do Plano Nacional do Cuidado, que irá acolher o idoso, as crianças que estão nos Cmeis e os deficientes dependentes de benefícios. A ideia é que tenha orçamento próprio, políticas públicas definidas, recursos, responsabilização e a regulamentação do cuidador domiciliar. Para Goiás, ela sugeriu a criação de um centro de referência para atendimento ao idoso, que agregue todos os serviços disponibilizados em um só lugar e também pensar em um hospital que atenda leitos de UTI de longa permanência.

O Fundo Nacional do Idoso foi criado em 2010 e o estadual no ano passado já arrecadou 7 milhões de reais. “O Brasil, que é um país de jovens, daqui a pouco será um país de idosos, e nós não estamos preparados para isso”, disse a deputada Flávia Morais. Ela também assegurou ser contra a aprovação do texto da Reforma da Previdência. Garantiu que, segundo dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, não existe o déficit da Previdência.  Ela relatou que 30% são desviados para pagar dívidas públicas. “Só onera o trabalhador. Se aprovado, será um grande retrocesso”, esclareceu.

O promotor do Ministério Público de Goiás, Vagner Jerson Garcia, ressaltou que atualmente com a recisão do contrato da Prefeitura com o Idtech os idosos estão com dificuldades, pois era o Instituto o responsável pela regulação dos leitos de UTI em Goiânia.

Haroldo Caetano, do MP-GO, sugeriu à Rede pensar em outras perspectivas no âmbito da proteção ao idoso com políticas públicas que resolvam tais questões. “Precisamos abrir as portas dos serviços públicos aos idosos com efetividade e não pensar apenas em leis penais”, afirmou.

Também participaram das discussões representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG); Helena Borges, gerente do Centro de Convivência do Idoso Norte Ferroviário; Marli Bueno, presidente do Conselho Municipal dos Idosos; Sara Mendes, presidente da Comissão Especial do Advogado Senior da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO).