Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Pedida intervenção do governo estadual e procuradoria geral na Saúde de Goiânia

Pedida intervenção do governo estadual e procuradoria geral na Saúde de Goiânia

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 04/04/2018 12h05, última modificação 04/04/2018 16h24

Em requerimento apresentado na sessão de hoje (4), a vereadora Sabrina Garcêz, PMB, pediu ao governo do Estado, Procurador Geral da Justiça e Presidente do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques, a intervenção na saúde pública de Goiânia. "Uma intervenção por tempo ilimitado, para que a gestão da saúde se restabeleça", justificou ela.

Ao fazer seu pedido, da tribuna da Câmara, a repercussão no plenário foi intensa, com acaloradas discussões entre os vereadores da base de apoio do prefeito Iris Rezende e os da oposição ao Paço. Sabrina utilizou uma série de argumentos jurídicos e "humanos". "A forma da secretária Fátima Mrué administrar a saúde pública em Goiânia é um total desrespeito ao direito da pessoa humana, aliás, uma afronta à dignidade humana".

Da tribuna, a vereadora exibiu uma série de vídeos mostrando dezenas de reportagens nos telejornais locais abordando a situação "caótica" no atendimento dos postos de saúde da cidade. "Está faltando tudo, é preciso dar um basta nesse caos', resumiu. Sabrina citou o artigo 5º da Constituição Federal que assegura, sem distinção de qualquer natureza, inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. "Ninguém sera submetido a tratamento desumano ou degradante", frisou.

"Essa dignidade, porém, não é respeitada atualmente pela Prefeitura de Goiânia. A CEI da Saúde já mostrou os horrores que a população goianiense vem sofrendo com essa situação. O desrespeito à pessoa humana  é gritante, ou seja, o direito à vida não é respeitado. Quantos estão morrendo nas filas dos Cais, hospitais. O prefeito mente ao dizer que tudo vai bem. Nesse sentido, invoco esta Casa a tomar uma posição contra esse estado de coisa. Mais de um ano e nada foi feito pela população que busca atendimento nos posts de saúde do município. Só uma intervenção estadual para resolver esse caos", concluiu.

REPERCUSSÃO

A proposta da vereadora Sabrina foi discutida por vários vereadores. Alguns, elogiaram a iniciativa, como Felisberto Tavares, PR, Lucas Kitão, PSL, Elias Vaz, PSB. Os vereadores que apoiam o Prefeito, porém, foram contundentes contra o requerimento. Nesse sentido, Paulo Magalhães, PSD, Vinicíus Cirqueira,. Pros, Tiãozinho Porto, Pros, e o presidente da Casa, Andrey Azeredo, PMB, criticaram o governo estadual não fazer, segundo eles, repasses de recursos ao município. "O governador Marconi Perillo não ajuda em nada o município nessa questão da saúde", acusou Magalhães.

"O Estado não faz repasse para a saúde de Goiânia mas perdoa bilhões de ICMS da empresa que comprou a Celg. Vamos questionar esse absurdo. A prefeitura foi prejudicada porque não recebeu os recursos do imposto perdoado pelo Estado", acusou Cirqueira.