Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Pedido de diligência impede votação de Decreto Legislativo que revê suspensão de contratos temporários na Educação

Pedido de diligência impede votação de Decreto Legislativo que revê suspensão de contratos temporários na Educação

por Patrícia Drummond publicado 22/04/2020 19h05, última modificação 22/04/2020 19h46
Pedido de diligência impede votação de Decreto Legislativo que revê suspensão de contratos temporários na Educação

Foto: Antônio Silva

Entre sessões presenciais na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário, os vereadores goianienses centraram as discussões, nesta terça-feira (22), em praticamente um único tema: o Decreto Legislativo nº 16/2020, das vereadoras Sabrina Garcêz (PSD), Priscilla Tejota (PSD) e Tatiana Lemos (PCdoB), que susta parte da decisão do prefeito Iris Rezende de suspender os contratos temporários de cerca de 3 mil servidores da área de Educação do Município. O Decreto do Poder Executivo (nº 896/2020) foi publicado em 13 de abril, em meio à pandemia, e, desde então, vem gerando polêmica.

Nos trabalhos legislativos de ontem – que tiveram início às 9 horas e se estenderam até por volta das 13h45 -, parlamentares da base tentaram assegurar a decisão do Paço, o que acabou por adiar a tramitação legal do Decreto Legislativo assinado pelas vereadoras. Às 11h55, a Sessão Plenária foi suspensa, após decisão da maioria presente. Às 13 horas, de volta, o líder do prefeito, Welington Peixoto (MDB) anunciou um requerimento, assinado por 18 vereadores, solicitando à Presidência uma diligência junto à Procuradoria da Casa.

O objetivo, segundo Welington, é que seja feita uma análise do Decreto Legislativo em questão, e que sejam juntados todos os projetos e ações referentes à resolução do problema - como as sugestões já propostas pelos próprios vereadores para que sejam pagos ao menos os 15 dias trabalhados pelos servidores da Educação, visto que a decisão do Executivo é retroativa. Além disso, o requerimento pede que haja uma análise do impacto financeiro dos salários desses servidores nas contas da Prefeitura.

“Não é a primeira vez que vemos uma manobra dessas. Gostaria que os 18 vereadores que assinaram esse requerimento fossem nominados. E lembro que o impacto financeiro nas contas da Prefeitura será de menos de 4%: é só incluir, nessa análise, a faixa salarial desses servidores para comprovar o quão baixo são os salários”,  destacou a vereadora Priscilla Tejota, em questão de ordem.  

Procrastinação

“Esse requerimento é meramente procrastinador. É absurdo, cruel. Eu espero que isso fique gravado: trata-se da maior injustiça social na história de Goiânia. Aproveitaram uma pandemia para fazer demissões”, acrescentou a vereadora Dra.Cristina (PL). Na sequência, a vereadora Tatiana Lemos argumentou: “Dezoito vereadores assinaram um papel para enrolar a suspensão do decreto da fome da Prefeitura. Também solicito a lista com os nomes por escrito”.

O vereador Lucas Kitão (PSL) foi outro a expressar publicamente a sua indignação. “É, claramente, mais uma manobra. E eu me envergonho de fazer parte de uma Casa Legislativa onde, dos 35 vereadores eleitos pelo povo, 18 viram as costas para a sociedade”, sustentou.  

“Eu me considero da base, tenho o maior respeito pelo prefeito Iris Rezende. Mas o que está sendo feito aqui irá manchar para sempre a história que ele tem na política”, argumentou, por sua vez, o vereador Felisberto Tavares (Podemos). “Independentemente de Plenário cheio, ou de audiência na TV Câmara, trata-se de uma questão de consciência. São totalmente irrelevantes, nesse momento, questões políticas, capitalização de votos. Trata-se de solidariedade. A consciência vai doer, vai cobrar. Quem apoiar isso, não terá condições de dormir”, completou.

A Sessão Ordinária desta quarta-feira foi encerrada, rapidamente, pouco antes das 14 horas,  depois de uma nova suspensão determinada pelo presidente GCM Romário Policarpo (Patriota). Dois parlamentares envolveram-se em um debate acalorado por questões pessoais, o que terminou impossibilitando a retomada dos trabalhos. O mais provável é que uma nova sessão presencial ocorra na próxima terça-feira, dia 28, quando novamente deverá ser apreciado e votado o Decreto Legislativo 16/2020. Nova Portaria deverá ser divulgada nos próximos dias informando acerca das condições determinantes para o funcionamento da Câmara e das sessões.