Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Willian Veloso propõe "Colar AVC Estrela" para identificação de vítima de Acidente Vascular Cerebral

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 09/11/2023 12h40, última modificação 09/11/2023 14h46
Segundo vereador, instrumento facilitará reconhecimento em locais movimentados e permitirá envio de mensagem a órgãos assistenciais

O vereador Willian Veloso (PL) apresentou, na Sessão Ordinária desta quinta-feira (9), na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 396/2023) para instituir uso do "Cordão AVC Estrela", destinado à identificação de pessoa acometida por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

"Trata-se de medida que visa proteger, dar amparo e apoio a essas pessoas e aos familiares, bem como padronizar e universalizar essa identificação em nossa cidade", justificou o vereador.

Segundo Veloso, o Cordão AVC Estrela "vai permitir que essas pessoas sejam reconhecidas em locais de maior fluxo de gente, como rodoviárias, aeroportos, cinemas, supermercados, unidades de saúde, entre outros. Esse instrumento vai permitir o envio de mensagem direta para órgãos públicos ou privados que prestam assistência nesse tipo de hemorragia grave".

A aplicação da lei, de acordo com a proposta, se dará em casos de AVC hemorrágico e de AVC isquêmico. "O crachá contendo informações da pessoa acometida por AVC deverá obrigatoriamente estar com o portador do cordão ou com seu acompanhante", acrescentou o parlamentar.

Para o vereador, o Cordão AVC representa mais um instrumento facilitador na identificação de vítimas de acidente vascular cerebral. "Esse crachá já é reconhecido e adotado por diversas cidades brasileiras. Será um avanço enorme sua adoção por Goiânia", concluiu.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).