Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plano para Arborização Urbana tramita no Legislativo

Plano para Arborização Urbana tramita no Legislativo

por Quezia de Alcântara publicado 05/09/2016 09h48, última modificação 05/09/2016 09h48

Tramita na Casa matéria do Executivo que cria o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). De acordo com a proposta do prefeito Paulo Garcia o projeto visa criar diretrizes para planejamento, implantação e preservação de áreas verdes, preservação das espécies, rearborização e substituição de árvores não adequadas às vias públicas.

A preservação de árvores que ficarão imunes ao corte será feita após análise que levará em conta a localização, a raridade, antiguidade e interesse histórico. A  proibição ainda se estende às árvores que compõem o bioma Cerrado.

O PDAU prevê como espécies que devam ser substituídas como, por exemplo, as mongubas. Além desta, não poderão ser plantadas nas ruas e avenidas da capital mudas de Ficus, Sibipiruna, Flamboyant, Espadótea,  Dilênia e Mangueira– estas duas últimas por produzirem frutos grandes e carnosos e as demais devido ao sistema radicular agressivo que invade as calçadas ou fragilidade dos galhos.

 O Jamelão não consta da listagem, possivelmente devido ao envio do projeto no mês de junho de 2016, antes dos recentes acidentes causados em ruas de Goiânia após veículos escorregarem nos frutos desta árvore.