Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprecia amanhã, projeto de lei que estabelece as Diretrizes Orçamentárias para 2017

por silvana — publicado 07/06/2016 12h46, última modificação 07/06/2016 12h46
O parecer do relator da matéria do Executivo, vereador Denício Trindade (SD) foi aprovado hoje, durante reunião realizada pela manhã, por unanimidade dos presentes (12 dos 16 membros) da Comissão Mista da Casa.

Das 175 emendas apresentadas pelos parlamentares à LDO- Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano, o relator da matéria, vereador Denício Trindade (SD) acatou 173. As duas emendas rejeitadas são de iniciativa do vereador Geovani Antonio (PSDB). A primeira previa destinação de 5% (cinco por cento) da Receita Corrente Líquida para “subsídios sociais das tarifas  do transporte coletivo urbano da Capital”.

A outra emenda rejeitada pela Comissão visava,  segundo seu autor, “resguardar a soberania do Legislativo, foro mais legítimo da vontade popular, que deve ser preservada a sua competência constitucional de fiscalizar, analisar e autorizar toda proposta de alteração orçamentária”. A proposta de Geovani previa “rubrica orçamentária”, ou seja, o Prefeito teria que informar onde seria aplicado o recurso, fruto de abertura de créditos adicionais de natureza suplementar, sempre que necessário o reforço de dotação”.

De acordo com Geovani, “ caso o prefeito possa a seu critério, estabelecer remanejamento, transferência e transposição de recursos, no percentual de 30%(trinta por cento) do orçamento previsto, a Câmara perde o seu poder de autorizar as alterações , uma vez que o Chefe do Executivo poderá fazer o remanejamento a seu bel prazer , sem autorização legislativa”.

A votação na sessão de amanhã, contempla o cronograma estabelecido pelo relator que realizou duas Audiências Públicas, com a sociedade organizada, para a elaboração do seu parecer à LDO que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da LOA- Lei Orçamentária Anual do próximo exercício fiscal (2017). Durante a sessão os vereadores ainda poderão apresentar novas emendas. Caso isso não aconteça, a previsão do cronograma é de que a matéria seja votada definitivamente na sessão da próxima quinta-feira, dia 09/06.