Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova atendimento psicológico para profissionais da Secretaria de Saúde

Plenário aprova atendimento psicológico para profissionais da Secretaria de Saúde

por Quezia de Alcântara publicado 07/08/2024 10h35, última modificação 16/08/2024 10h03
Projeto prevê parcerias com núcleos de psicologia das instituições de ensino superior da capital

O Plenário aprovou, em última votação, nesta quarta-feira (7), projeto que institui no âmbito do município o “Programa de Cuidado com a Saúde Mental dos Profissionais da Rede Municipal de Saúde - Saudavelmente”.

Segundo o projeto, a Prefeitura deverá, para viabilizar os atendimentos psicológicos instituídos por esta Lei, estabelecer parcerias com Núcleos de Prática em Psicologia das instituições de ensino superior situadas na Capital.

Diz a justificativa do projeto que “os profissionais da saúde, grupo de trabalhadores que são expostos a situações que demandam muito autocontrole físico e emocional para lidar com o atendimento aos pacientes, o risco de contaminação por doenças, em especial as doenças virais, e em razão dessa exposição diária esses profissionais podem desencadear uma série de patologias, como depressão, ansiedade, estresse, esgotamento emocional, pânico, dentre outras”.

Ainda cita estudo realizado no Distrito Federal que avaliou residentes em atuação durante a pandemia, nos meses de abril e junho de 2020, que apontou que, devido à ansiedade desses profissionais, 25% afirmaram ter cogitado trocar de especialidade. E, entre os sintomas de ansiedade, os mais detectados foram: incapacidade de relaxar, medo de que aconteça o pior e nervosismo, constatados de forma moderada em 41,7% dos entrevistados. Além disso, 83,3% afirmaram que a qualidade geral do sono esteve prejudicada e 75% apresentavam sonolência diurna.