Câmara reconhece Feira da Lua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia
Em segunda votação, a Câmara de Goiânia aprovou, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (21), projeto de lei (PL 167/2022) para reconhecimento da Feira da Lua como Patrimônio Cultural Imaterial do Município.
De autoria do vereador Willian Veloso (PL), o texto também determina inscrição da Feira da Lua no Livro do Tombo Municipal. A proteção e a salvaguarda da feira ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa. A pasta será responsável ainda pela organização e pela distribuição das barracas, de forma a não prejudicar o acesso a comércios fixos em funcionamento no período de atividades da feira.
A proposta também proíbe mudança no local de realização da Feira da Lua, que acontece aos sábados, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.
"Criada em 1992, a Feira da Lua é a segunda maior mostra da capital goiana, com mais de 900 expositores. Cerca de 10 mil pessoas passam pelo local a cada sábado. Os visitantes encontram grande variedade de produtos: de roupas a produtos místicos, passando, é claro, pelas famosas barraquinhas com pratos típicos da culinária goiana. Alimentos que, além de gostosos, são saudáveis, preparados mediante controle e fiscalização da vigilância sanitária municipal”, justifica Veloso.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).