Plenário aprova Dia da Troca de Livros nas escolas de Goiânia
O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou na manhã de hoje (17) o projeto de lei que cria o Dia da Troca de Livros em todas as escolas de ensino fundamental e médio de Goiânia, de autoria da vereadora Cida Garcês (PMN).
Todo 11 de agosto, as escolas deverão promover eventos que incentivem a troca de livros usados entre os alunos. Caso o dia 11 caia num fim de semana, o dia de troca deverá ser antecipado para a sexta-feira.
A vereadora explica que as unidades de ensino deverão promover trabalhos pedagógicos que abranjam todos os alunos com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da leitura e o cuidado com o manuseio e guarda dos livros.
“Todos os livros deverão ser de boa qualidade, com assuntos positivos e relevantes, sem alusão a preconceitos de qualquer espécie, além de estar em bom estado de conservação”, diz Cida Garcêz. A ideia é que os alunos recebam a mesma quantidade de livros na hora da troca.
“Muitos jovens não têm interesse nem condições financeiras para comprar livros, assim, utilizam a escola como fonte para consegui-los. Além disso, há muitas pessoas que deixam seus livros em casa sem possibilitar sua circulação. Com este projeto, os estudantes poderão descobrir o verdadeiro valor da leitura do livro e do compartilhamento dele”, justifica.