Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova matéria que proíbe a venda de cães com menos de oito meses de vida

por Michelle Lemes publicado 01/09/2020 15h30, última modificação 01/09/2020 15h30

Os parlamentares da Câmara Municipal de Goiânia aprovaram nesta terça-feira, 1, projeto de Lei 248/2018, de iniciativa do colega Zander Fábio (Patriota), durante a sessão ordinária em plenário. Com o objetivo de atacar práticas de abuso de fêmeas exploradas como matriz de procriação e a separação precoce dos filhotes e da mãe, o vereador quer proibir a comercialização de cães e gatos com menos de oito meses de vida.

Zander Fábio contou com o apoio dos vereadores Paulo Magalhães (DEM), Felisberto Tavares (Podemos), Clécio Alves (MDB) e Dra Cristina Lopes (PL). Já os colegas Andrey Azeredo (MDB) e Milton Mercez (Patriota) se posicionaram contrários à proibição da comercialização. “Sou contra o prejuízo que a proibição pode causar aos proprietários das casas agropecuárias que não podem esperar oito meses para a venda dos animais. Estou desde 1988 no Parlamento e sei que vai ser vetado pelo prefeito. O que deve acontecer é a devida e correta fiscalização por parte do Executivo”, assegurou Mercez.

“Com esta medida, espera-se que mais pessoas busquem adotar cães e gatos dos abrigos que resgatam e assistem animais carentes. A ideia é também fazer com que esta lógica comercial perversa, ainda tão forte no mundo inteiro, não prejudique ainda mais a saúde e o bem-estar dos bichos”, justificou o propositor.