Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário aprova garantia de leitos hospitalares separados para mães de natimortos ou com óbito fetal

por Michelle Lemes publicado 09/04/2024 11h10, última modificação 09/04/2024 15h07
Unidades de saúde públicas e privadas deverão adotar medida, com objetivo de humanizar atendimento a mães que perderam bebês antes ou durante o parto

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (9), projeto de lei (PL 398/2021) para garantir leitos separados – em unidades de saúde públicas e privadas – às mães de natimortos ou com óbito fetal. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), a proposta visa à humanização do atendimento às mães que perderam bebês antes ou durante o parto.

Para amenizar traumas decorrentes da perda dos filhos, a matéria também assegura acompanhamento psicológico para as mães, que poderão contar ainda com acompanhante durante o período de internação.

"Precisamos trabalhar empatia e solidariedade em relação a essas mulheres que, nesse momento profundamente traumático da perda de seus bebês, permanecem internadas nos mesmos quartos que mães com seus recém-nascidos. As unidades de saúde devem adotar medidas simples para evitar o agravamento dos danos emocionais das pacientes”, argumenta Aava.

O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).