Plenário aprova Programa de Avaliação Oftalmológica para filhos de trabalhadores da Comurg
O Plenário da Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (8), o projeto de lei que trata do Programa de Avaliação Oftalmológica, destinado aos filhos de trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
De autoria do vice-presidente da Casa, vereador Clécio Alves (MDB), a proposta prevê o fornecimento de óculos, além da realização de exames de acuidade visual e avaliação de resultados. “A ideia é garantir saúde visual aos filhos desses importantes trabalhadores, a fim de incentivá-los também nos estudos. Nossa intenção é de que as avaliações sejam feitas no início de cada ano, como forma de reduzir inclusive a evasão escolar”, destaca o parlamentar.
Segundo a matéria, o objetivo é de que o Poder Executivo estabeleça parcerias com os Governos Federal e Estadual e/ou com a iniciativa privada para o fornecimento de óculos e lentes ao programa. “Toda a logística de realização dos exames caberá à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará meios adequados ao atendimento dos filhos de trabalhadores da Comurg”, explica Clécio.
Ainda de acordo com o projeto, os exames deverão ser agendados pela direção da Comurg, em parceria com a SMS, que disponibilizará aos pais – trabalhadores da companhia – os devidos comprovantes de realização do exame de acuidade visual. Já em casos de doenças oftalmológicas de maior gravidade, a Secretaria disponibilizará acompanhamento médico e suporte necessários às crianças, com anuência dos pais. “A boa notícia é que todas as crianças avaliadas passarão por uma reavaliação anual, tudo em conformidade com a orientação das autoridades de saúde”, afirma o autor da proposta.
Evasão escolar
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que o país tem de 25 a 30 mil crianças cegas, em decorrência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Além disso, 80% das crianças que possuem baixa visão nunca fizeram exame de vista. Entre os problemas apresentados pelo não uso de óculos, estão estrabismo e ambliopia – esta última uma das principais causas de cegueira infantil.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador