Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Plenário derruba Decreto Legislativo que reveria suspensão dos contratos temporários de servidores da Educação

Plenário derruba Decreto Legislativo que reveria suspensão dos contratos temporários de servidores da Educação

por Patrícia Drummond publicado 12/05/2020 17h36, última modificação 12/05/2020 17h36
Plenário derruba Decreto Legislativo que reveria suspensão dos contratos temporários de servidores da Educação

Foto: Antônio Silva

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia derrubou, na sessão ordinária desta terça-feira (12), o Decreto Legislativo número 16/2020, de autoria das vereadoras Priscilla Tejota e Sabrina Garcêz, ambas do PSD, e Tatiana Lemos, do PCdoB. A matéria – que teve como relatora a vereadora Dra. Cristina (PL) - sustava parte da decisão do prefeito Iris Rezende (MDB) de suspender os contratos temporários de cerca de 3 mil servidores da área de Educação do Município. 

No total, foram 15 votos favoráveis e 16 contrários ao Decreto assinado pelas três vereadoras, quase um mês após o mesmo ter sido discutido pela primeira vez, em 15 de abril, na primeira sessão ordinária realizada pela Casa de forma remota, em virtude das medidas impostas a fim de evitar a propagação da Covid19. O Decreto Legislativo 16/2020 foi aprovado, no dia 22 de abril, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) com voto contrário de Welington Peixoto (MDB), líder do prefeito na Câmara. Na ocasião, ele alegou que a Prefeitura precisou suspender os temporários como medida necessária para garantir o pagamento da folha de pessoal, que soma R$ 20 milhões.

A justificativa foi rebatida tanto na CCJ quanto em Plenário pelas vereadoras Dra.Cristina, Priscilla Tejota, Sabrina Garcêz e Tatiana Lemos, que, em praticamente todas as discussões propostas, consideraram a medida como imoral, injusta, além de inconstitucional e socialmente irresponsável. O argumento defendido por elas: o  Decreto do prefeito (número 896/2020) foi publicado em 13 de abril, em meio à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, e atingiu, em grande parte, mulheres, muitas das quais, chefes de família. Outra questão apontada foi o fato de que, com os contratos suspensos, mas ainda mantendo vínculo com o Munícipio, os servidores da Educação atingidos pelo Decreto do Executivo não conseguiriam nem mesmo o auxílio emergencial do governo federal para se manterem. 

Três vetos rejeitados

Na sessão desta terça-feira, o Decreto Legislativo 16/2020, de autoria das vereadoras, que sustava parte da decisão do prefeito, foi a última matéria a ser votada, quase, já, nos minutos finais do prazo regimental de encerramento dos trabalhos. Como nova discussão do tema se delineou em Plenário, um pedido de prorrogação da sessão chegou a ser encaminhado à Mesa, mas não foi necessário colocá-lo em apreciação.

Além do Decreto Legislativo, o Plenário da Câmara votou pela derrubada de três vetos do Executivo incluídos na Pauta. O primeiro foi o veto ao Autógrafo de Lei Complementar número 020/2019, oriundo do PLC 007/2019, de autoria do vereador Denício Trindade (MDB), acrescentando dispositivos à Lei 9.498, de 19 de novembro de 2014, que dispõe sobre a cobrança de preço público decorrente da prestação de serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos produzidos por grandes geradores. 

Na sequência, os vereadores rejeitaram o veto integral do prefeito ao Autógrafo de Lei 005/2020, oriundo do PL 269/2019, de autoria de Emilson Pereira (Patriota), que trata sobre a criação do Programa de Incentivo à Prática do Futebol Feminino no Município de Goiânia. Por último, foi derrubado veto do Executivo ao Autógrafo de Lei 006/2020, oriundo do PL 255/2018, de autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), que concede isenção do ISS à todos os eventos realizados no Autódromo de Goiânia que sejam regionais. 

Em primeira votação, ainda na sessão realizada nesta terça, foi aprovado o Projeto de Lei número 51/2020, da Prefeitura, que autoriza a permissão de uso de área pública municipal à Associação Beneficente de Mulheres do Estado de Goiás (Abmeg), no Jardim Guanabara. No local, deverá ser reaberta a Creche Menino Jesus.