Plenário derruba veto a projeto de lei que prevê equoterapia
Por 21 votos a favor e nenhum contra, foi derrubado o veto do prefeito Iris Rezende ao projeto de lei do vereador Doutor Paulo Daher (DEM) que insere e regulamenta a equoterapia como método de reabilitação de pessoas com deficiência.
O Chefe do Executivo justificou o veto afirmando que é de competência daquele poder a iniciativa de editar leis que criem ou aumentem a despesa pública, uma vez que a matéria não indica a fonte dos recursos para implementação de todo o programa e construção da infraestrutura.
Equoterapia
A equoterapia é um tratamento terapêutico e educacional que usa cavalos como método de reabilitação, com abordagens interdisciplinares nas áreas da saúde, educação e equitação com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
“Foi comprovado por diversos estudos que a equoterapia auxilia na reabilitação de pessoas com deficiência física ou mental, na evolução da educação para pessoas com necessidades educativas especiais e também na evolução social para pessoas com distúrbios evolutivos ou comportamentais”
O projeto autoriza a criação de um centro de equoterapia no Hipódromo da Lagoinha.