Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Política “Vini Jr.”: projeto de combate ao racismo em eventos esportivos avança na Câmara de Goiânia

por Da Redação publicado 23/04/2024 12h50, última modificação 23/04/2024 13h50
De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), proposta faz referência a jogador que se tornou símbolo da causa antirracista

A instituição da Política Municipal “Vini Jr.” de Combate ao Racismo em ginásios, estádios e eventos nas arenas esportivas avançou na Câmara de Goiânia. De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), o projeto de lei (PL 219/2023) foi aprovado, em primeira votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (23).

O texto faz referência ao jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, vítima de recorrentes ataques racistas na Espanha e que se tornou símbolo da causa antirracista. Vini Jr. também é embaixador da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Segundo a proposta, Goiânia contará com protocolo para:

- divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo, nos períodos de intervalo ou que antecedem eventos esportivos ou culturais;

- divulgação de políticas públicas voltadas para o atendimento às vítimas de racismo;

- instrução de funcionários e de prestadores de serviços para identificação de atos racistas.

“Nosso objetivo é tornar eventos culturais e esportivos locais acolhedores para toda a comunidade esportiva. Dos torcedores aos jogadores de futebol, é preciso preservar todos e punir casos de racismo em Goiânia”, afirmou Kitão.

O projeto segue para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, antes de retornar à segunda votação em Plenário.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador