Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

por Quezia de Alcântara publicado 19/06/2024 10h35, última modificação 19/06/2024 14h00
Autor do projeto, vereador Willian Veloso (PL) propõe acompanhamento multidisciplinar e inclusão de pacientes em programas de assistência social do Município
CCJ dá aval à criação da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington

Foto: Alberto Maia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (19), projeto de lei (PL 100/2024) para instituição da Política Municipal de Combate à Doença de Huntington.

Segundo o vereador Willian Veloso (PL), a proposta tem como objetivo promover a pesquisa, o diagnóstico precoce e o manejo eficaz da doença. Para isso, o texto prevê criação de centros de referência especializados para atendimento de pacientes, por meio de acompanhamento multidisciplinar.

O texto também assegura inclusão de pacientes com Doença de Huntington em programas de assistência social do Município, como forma de garantir suporte psicológico, terapêutico e financeiro.

Dia Municipal

Além de promover debates e outros eventos sobre políticas municipais de atenção integral às pessoas com Doença de Huntington, o projeto institui o Dia Municipal de Conscientização da Doença de Huntington – a ser celebrado em 27 de setembro.

A doença

A Doença de Huntington é uma condição genética rara e degenerativa que atinge os gânglios basais do cérebro, comprometendo progressivamente movimentos do corpo e, em estágios avançados, memória e cognição.

“Pacientes com essa doença e suas famílias enfrentam desafios significativos, incluindo dificuldades financeiras devido à incapacidade de trabalhar e ao custo dos cuidados com saúde. A inclusão desses pacientes em programas de assistência social do Município é vital para proporcionar não apenas suporte médico, mas também apoio psicológico e financeiro”, afirma Willian Veloso.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.