Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Poluição visual: Kitão pede retirada de fiação inutilizada dos postes de Goiânia

por Da Redação publicado 09/03/2022 11h50, última modificação 09/03/2022 13h17
Objetivo da medida é remover cabeamento de redes de energia, internet e telefone, que não seja utilizado pela Enel ou por outras empresas

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) solicitou à Enel, nesta terça-feira (8), a retirada de todo o cabeamento elétrico, telefônico e de internet, que esteja inutilizado nos postes de Goiânia e causando poluição visual.

Segundo o parlamentar, há uma infinidade de fios desnecessários que precisam ser removidos, demandando a criação de uma força-tarefa por parte da companhia que fornece energia para os goianienses. “A limpeza visual da cidade faz parte do bem-estar de todos os cidadãos”, afirma.

Além da retirada da fiação inutilizada, o vereador também acompanha a substituição gradativa da rede de transmissão de energia elétrica de baixa tensão, de telefonia, de comunicação de dados e de comunicação a cabo via fibra ótica, que é feita via aérea e deveria estar sendo alterada gradativamente para fiação subterrânea.

Substituição em atraso

Conforme preveem as leis 10.447/2019 e 10.206/2018, que instituem substituições gradativas de seis e de 20 anos, a proporção de alteração deveria ser de 5% ao ano.

Lucas Kitão aponta que na Região Central, por exemplo, o que se vê é “uma grande quantidade de fiação e postes”. “Nas grandes capitais já há substituição da fiação, que gera uma urbanização bem mais limpa para a cidade. Vamos propor que isso aconteça nos principais eixos, pois é uma prioridade para Goiânia”, conclui.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador