Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Por iniciativa de Lucas Kitão, RMTC moderniza forma de pagamento de tarifas

Por iniciativa de Lucas Kitão, RMTC moderniza forma de pagamento de tarifas

por barbara-fc — publicado 27/11/2019 12h15, última modificação 27/11/2019 12h39
Por iniciativa de Lucas Kitão, RMTC moderniza forma de pagamento de tarifas

(Foto: Alberto Maia)

 
A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) implantou algumas alterações no sistema de transporte coletivo. Entre elas está o pagamento de passagens de ônibus via cartões e aplicativo de celular por meio do leitor QR Code, através de smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamentos. 

A mudança apresentada nesta terça-feira (26), e que tem previsão de ser implantada a partir de dezembro de 2020, tem o objetivo de propor mais segurança aos usuários e evitar fraudes, por exemplo, o uso alheio dos cartões beneficiados com gratuidades, como de pessoas com deficiência e idosos. 

Segundo o presidente do Conselho Metropolitano de Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy, o valor destas tarifas ainda será estudada, mas acredita-se que será bem inferior se comparado ao custo atual de R$ 4,50. "Posso criar mecanismos para amortizar essa tarifa para valores menores. Depende de como vai ser a promoção futura do transporte público”, afirma. 

 
Projeto de Lei 

Em setembro de 2019, o vereador Lucas Kitão (PSL) apresentou na Câmara Municipal de Goiânia um documento que autoriza a forma de pagamento em cartões de crédito e débito, através da tecnologia NFC, de aproximação às catracas.  

Como também é representante da Casa na Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC), o parlamentar destaca que a medida é importante para a valorização e melhoria do transporte, já que anualmente perde milhares de usuários devido aos aspectos burocráticos, o que também precariza o serviço. 

O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda, no momento, a segunda e última votação juntamente com os outros vereadores da Casa. 

 

Texto produzido pela assessoria de imprensa do vereador.