Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Prefeito participa da primeira sessão da nova legislatura

Prefeito participa da primeira sessão da nova legislatura

por Quezia de Alcântara publicado 01/02/2017 12h25, última modificação 01/02/2017 12h22

O início dos trabalhos em plenário da 18ª Legislatura ocorreu hoje (1) a partir das 9 horas. A primeira sessão ordinária do primeiro biênio (2017-2018) foi presidida pelo vereador Andrey Azeredo (PMDB), que preside a Casa. Ele suspendeu a sessão para receber o prefeito Iris Rezende, acompanhado da primeira-dama, Iris de Araújo, além do representante do governo de Goiás, secretário Tayrone di Martino e diversos secretários municipais.

O presidente Andrey Azeredo em seu pronunciamento lembrou que ele e seus colegas foram escolhidos para “fiscalizar e traçar políticas para uma Goiânia melhor” e que isso ocorreu por meio do “voto de uma sociedade plural, do mais humilde trabalhador até os grupos mais organizados”. Azeredo afirmou que os vereadores não devem “perder o foco de que receberam uma delegação de poder popular” que deve ser exercido “com dignidade, transparência, honradez e parcimônia”.

Também destacou a importância da imprensa, que é “às vezes crítica, às vezes contundente, mas, na verdade, a voz da sociedade, divulgadora das boas e más novas” que forem produzidas na Câmara Municipal de Goiânia. Por fim, conclamou parlamentares, povo, segmentos sociais diversos e a imprensa para trilhar um caminho “à luz da transparência, imbuídos das melhores intenções e espírito público”.

O prefeito Iris Rezende falou a seguir, ressaltando a necessidade de estabelecer a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, para que a percepção da população em geral seja a de que tanto a Câmara como a Prefeitura são dotadas de responsabilidade e iniciativa visando uma cidade melhor. “O vereador é quem está mais próximo das pessoas e precisamos andar de braços dados com espírito público para fazer a cidade dos nossos sonhos”, conclamou, não escondendo que se sentia emocionado por retornar à Casa que foi seu berço político, o primeiro lugar que atuou.

Contou que este é seu quarto mandato à frente do Executivo Municipal e que recebeu da última administração muitas dívidas, entre elas, um deficit mensal de R$ 30,7 milhões. A soma das dívidas é de R$ 610 milhões, segundo descreveu, sendo que mais de R$ 400 milhões referem-se a restos a pagar da antiga gestão e R$ 187 milhões são dívidas previdenciárias. Também contou que herdou a folha de pagamento da secretaria de Saúde que não foi paga em dezembro. Além disso, todas as obras que recebem recursos federais estão paralisadas devido à falta da contrapartida da Prefeitura. Ao final, o prefeito Iris Rezende entregou ao presidente Andrey Azeredo um plano de ação para seu governo contendo propostas para os próximos anos. (Foto de Alberto Maia)