Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Prefeitura deverá coletar amostras semestrais de água de escolas, CMEIs e unidades de Saúde para análise

Prefeitura deverá coletar amostras semestrais de água de escolas, CMEIs e unidades de Saúde para análise

por Patrícia Drummond publicado 08/08/2019 15h59, última modificação 08/08/2019 15h59
Prefeitura deverá coletar amostras semestrais de água de escolas, CMEIs e unidades de Saúde para análise

Foto: Alberto Maia

O Plenário da Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira (8), em segunda e última votação, o projeto de lei nº2019/00011, de autoria do vereador Zander (Patriota), que determina a coleta semestral, pelo Poder Executivo, de amostras para análise das águas dos reservatórios das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades de Saúde localizadas em Goiânia. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é garantir condições para avaliar se a água é potável; se está em condições para o consumo humano; se os parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendem ao padrão de potabilidade; e que não ofereça risco à saúde.

“Para que a água seja potável, ela deve atender a uma série de características, físicas, químicas e bacteriológicas”, argumenta Zander, sublinhando que o projeto institui medidas com fundamento na proteção e defesa da saúde, e, por isso, estabelece a necessidade de análises semestrais, além da divulgação dos resultados. De acordo com a matéria aprovada, todo o trabalho deverá ser realizado por empresas especializadas, devidamente credenciadas pelo órgão municipal competente. Nos casos em que for constatado que a água não obedece ao padrão de potabilidade e oferece risco à saúde, as providências necessárias deverão ser tomadas pelo Poder Público Municipal.