Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto de Edgar Duarte determina permanência de fisioterapeuta em UTI

Projeto de Edgar Duarte determina permanência de fisioterapeuta em UTI

por Quezia de Alcântara publicado 13/03/2023 10h45, última modificação 13/03/2023 13h45
Em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), matéria visa contribuir para recuperação de pacientes e para redução de sequelas

Matéria do vereador Edgar Duarte (PMB), em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, determina permanência de fisioterapeutas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais em Goiânia.

"A presença do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar em unidades de terapia intensiva contribui para boa recuperação dos pacientes, bem como para redução de sequelas”, afirma o parlamentar. Ainda segundo ele, pesquisas apontam que “sessões de fisioterapia reduzem em até 40% o tempo de permanência do paciente internado em UTI”.

De acordo com o relator do projeto de lei (PL 181/2022), o ex-vereador Mauro Rubem (PT), “a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já determina presença de fisioterapeutas em UTIs e, havendo tal obrigatoriedade, fica claro que já contam com previsão orçamentária para esse fim”.

“Além de a iniciativa não criar gastos, traz benefícios. A permanência de fisioterapeuta diminui tempo de internação de pacientes. Com isso, haverá também redução de custos hospitalares”, completou o relator, que emitiu parecer ao projeto no ano passado.