Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara apoia inclusão social com bicicletas

Presidente da Câmara apoia inclusão social com bicicletas

por Manuela-qi — publicado 31/03/2017 18h05, última modificação 31/03/2017 18h39

Na manhã desta sexta-feira, 31, o presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo, recebeu os representantes do projeto “Na Bike com Deficientes Visuais (NBDV)”, Domingos Sávio e Emerson Martins, e do grupo “Pedal Goiano”, Diogo Brandão. Os três vieram debater assuntos relativos à malha Cicloviária de Goiânia, apresentar o NBDV e convidar o presidente para o Sexto Passeio Com Deficientes Visuais que acontecerá no próximo dia 23 de abril. “Sou parceiro há muito tempo e dou todo o apoio a causas como essa, de inclusão social e de estímulo à atividade física e ao bem-estar das pessoas”, afirmou Andrey Azeredo.

O coordenador jurídico do NBDV, Emerson Martins, elogiou a gestão do presidente quando este estava à frente da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), em 2016, e contribuiu para a implantação das rotas cicláveis (separadas dos carros nas vias públicas): “as ciclofaixas aos domingos foram um grande avanço que foi coroado com o serviço público de bicicletas compartilhadas”.

Mobilidade sustentável

Andrey Azeredo foi um dos responsáveis pela criação da malha cicloviária em Goiânia, que engloba não só as ciclovias, mas também as ciclofaixas e as ciclorotas. “Defendo essa bandeira porque a cultura da bike precisa ser mais desenvolvida e valorizada nas grandes cidades. Ela só gera benefícios para a cidade porque representa uma mobilidade sustentável além de trazer qualidade de vida para as pessoas”, garantiu o presidente.

O Sexto Passeio Com Deficientes Visuais do dia vai começar  às 9h, saindo do parque Areião, e contará com bicicletas tipo Tandem, que são operadas por duas pessoas. São veículos com componentes mais robustos (para suportar o peso de dois adultos). Enquanto um ciclista que enxerga guia o veículo, o que possui deficiência contribui pedalando e ambos desfrutam do prazer de se andar de bicicleta ao ar livre.

Segundo dados da Serttel, a empresa que gerencia o compartilhamento de bicicletas em Goiânia, desde 20 de dezembro de 2016 até o último dia 27, já foram realizadas na Capital 30.394 viagens, uma média de 3,5 por dia para cada bicicleta e o ponto onde houve mais retiradas e devoluções foi o da Praça Cívica (939 e 987, respectivamente), o passe mais utilizado foi o mensal (1.075 cadastros) e já houve 670 passes diários adquiridos. Até o momento não houve nenhum roubo e o índice de vandalismo foi baixo.

Para utilizar o serviço é necessário baixar um aplicativo (GynDeBike em celulares Android e GynDebike em iOS), fazer o cadastro e retirar a bicicleta. A devolução pode ser feita em qualquer um dos 15 pontos, a diária custa R$ 4, a mensalidade R$ 8, o passe semestral sai por R$ 35 e o anual por R$ 70. O pagamento é feito por cartão de crédito. A bicicleta pode ser usada por até 60 minutos em dias úteis e por 90 minutos aos domingos e feriados. Depois desse período, é necessário esperar pelo menos 15 minutos para poder voltar a alugar. Se o usuário não a devolver, paga multa de R$ 5 por cada hora extra.

registrado em: