Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da Câmara participa da abertura da 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

Presidente da Câmara participa da abertura da 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

por marcos — publicado 05/03/2018 15h21, última modificação 05/03/2018 15h21

O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), participou, nesta manhã, da abertura da 10ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa, mobilização criada em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovida em Goiás pela Coordenadoria Estadual da Mulher Em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO), presidida pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. 

      

O presidente foi convidado pela desembargadora para compor a mesa de autoridades na abertura da 10ª Semana. A Câmara Municipal é parceira da iniciativa, que foi realizada nesta manhã, às 8h, na Universidade Salgado Oliveira (Universo), e será realizada até o próximo 10 de março na Capital e em comarcas no interior do Estado. 

   

Esta edição do evento, com o tema “Infidelidade e Novas Tecnologias”, prevê, segundo informações do TJ, a priorização de 2 mil processos de todo o Estado de Goiás relacionados à Lei Maria da Penha. Para tanto, juízes da Capital e de outros municípios foram designados para auxiliar na realização das audiências no 1º e no 2º Juizados de Violência Doméstica de Goiânia. Os magistrados do interior destacados para a força-tarefa são das comarcas de Aurilândia, Goianira, Ivolândia e Morrinhos. 

      

Mudança de comportamento 

 

 Em sua fala, Andrey elogiou a atuação da desembargadora Sandra em defesa dos direitos das mulheres em todo o Estado, e ressaltou que “esse evento é também um estímulo para nós, homens e meninos, porque precisamos ter um novo posicionamento em relação às mulheres de todas as idades. Infelizmente, Goiás ainda é um Estado de cultura machista e cabe a nós modificarmos isso.” E concluiu: “Essa mudança começa principalmente em casa, na educação que damos para os nossos filhos, e em ambientes sadios como esse de agora, aqui na Universo.” 

 

Ele ainda citou números alarmantes do feminicídio no País e em Goiás (o Estado está em 2º lugar no número de homicídios de mulheres no País) e destacou a importância da Educação no combate à violência: “Temos que focar na rede básica de ensino,  nas crianças que hoje passam por situação de violência, principalmente as mais humildes.” Ao citar a campanha “Não Vai Ter Psiu!”, de sua autoria e de combate ao assédio às mulheres, Andrey foi muito aplaudido e, ao falar sobre a participação feminina na política em entrevista concedida no local, ele afirmou: “As mulheres contribuem para que possamos resgatar valores éticos e sociais que melhoram a qualidade de vida de todos.”

   

A desembargadora Sandra Regina lembrou o papel primordial do evento: “A Semana Nacional é uma divulgação de como o Judiciário pode atender às mulheres vítimas violência doméstica e é, ao mesmo tempo, um mutirão de audiências e atividades sobre o tema. As mulheres que enfrentam esse problema podem vir até aqui, na Universo, ter ciência do que elas têm direito, o que elas devem procurar e onde, saber sobre mais sobre a rede de atendimento que existe e receber suporte jurídico e psicológico. A maioria delas não sabe que há assistência tanto para as vítimas quanto para os agressores. O que tem se notado, com muita surpresa, é que os homens que estão frequentando os círculos restaurativos (que não promovem a impunidade, mas possibilitam, em certos casos, a recomposição familiar), 86% deles, não estão reincidindo no crime de violência doméstica.” 

     

 A abertura da 10ª Semana contou com a presença do vereador Delegado Eduardo Prado (PV), de secretárias estaduais e municipais ligadas à defesa dos direitos das mulheres, além de juízes, procuradores, diretores, professores e estudantes da Universo, representantes da OAB e de diversos segmentos da sociedade organizado. 

 

      Atendimento às vítimas

      

Durante todos os dias do evento, haverá suporte de alunos de direito e psicologia da Universo para as vítimas e palestras sobre temas como comunicação não violenta, tipos de violência e soluções para superá-las, mídias sociais e melhoria da autoestima de quem sofre ou sofreu agressão. Também serão ofertadas, gratuitamente, oficinas de maquiagem, corte, penteados, esmaltação, massagens e exercícios de alongamento. Já no encerramento, no dia 10 de março, às 9h, será realizada a Caminhada Pela Paz em Casa no Parque Lago das Rosas.

   

  Parceria Câmara - TJ 

 

Em 3 de junho do ano passado, o presidente Andrey Azeredo formalizou uma parceria entre a campanha “Não Vai ter Psiu! Semeando a Paz”, de iniciativa dele, com o TJ, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A parceria foi selada com a desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e contou com o apoio do presidente do Tribunal, o desembargador Gilberto Marques Filho. No ano passado, duas edições da “Não Vai Ter Psiu!”, em junho e agosto, foram sediadas em unidades do Judiciário goiano, no TJ (Setor Oeste) e no Fórum Cível da Comarca de Goiânia (Park Lozandes), este último fazendo parte da 8ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa e com o apoio da diretora do Foro, a juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva, que deu total respaldo à iniciativa.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Presidência