Presidente da Câmara participa de reunião técnica sobre mobilidade no Plano Diretor
por marcos
—
publicado
19/10/2017 21h39,
última modificação
19/10/2017 21h39
O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (PMDB), participou, na tarde de hoje, da segunda reunião técnica desta semana da equipe revisora do Plano Diretor de Goiânia (PDG). O tema do encontro de hoje foi o eixo "mobilidade, acessibilidade e transporte" do documento e o debate reuniu técnicos do setor no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), pasta que coordena os trabalhos revisores. A vereadora Sabrina Garcêz (PMB) também participou da reunião.
A revisão do PDG está dividida em seis eixos: sustentabilidade socioambiental; gestão urbana; desenvolvimento humano; mobilidade, acessibilidade e transporte; ordenamento territorial e desenvolvimento econômico. A reunião de hoje debateu temas como estacionamentos, calçadas, modais como ônibus, carros e bicicletas, zona 40, emissão de gases tóxicos pelos veículos automotores e legislações pertinentes.
Revisão na reta final
"O documento final da revisão do PDG será enviado à Câmara até 31 de dezembro. Aí iniciaremos a fase de análises e debates, sob a batuta da Casa, entre nós, vereadores, e com a população e as instituições ligadas aos temas. Tenho estudado muito sobre ordenamento urbano e planos diretores e vejo muitos vereadores dedicando-se com afinco a isso. Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade ímpar de debatermos e decidirmos sobre o presente e o futuro da cidade e de todos os seus moradores", afirmou Andrey Azeredo.
A equipe revisora é composta por 30 pessoas que já realizaram mais de 100 reuniões com diversas instituições. São profissionais da Seplanh que trabalham na revisão do PDG de 2007 conforme a Lei 171/07 e o Estatuto das Cidades, que determinam a revisão, a cada dez anos, do Plano. Já a Lei que instituiu o Plano Diretor de Goiânia, sancionada em 2007, determina a atualização dele a cada dois anos.
Com informações da assessoria da presidência