Presidente da Câmara participa do lançamento da primeira das seis novas linhas de ônibus para Goiânia
por Paulo Henrique Galves da Silva
—
publicado
04/09/2018 16h50,
última modificação
05/09/2018 16h49
O presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Azeredo (MDB), acompanhou, na manhã desta terça-feira, 4 de setembro, no Terminal Recanto do Bosque (Região Noroeste), o lançamento de uma dentre as seis novas linhas do transporte público da Capital. Hoje foi implantada a 933, importante reivindicação dos alunos do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O novo trajeto, que sairá do Terminal Padre Pelágio e passará pelo Recanto do Bosque até o Campus da UFG, já começou a operar nesta manhã.
O lançamento reuniu o prefeito Iris Rezende (MDB), o presidente da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC), Fernando Meirelles, o reitor da UFG, Edward Madureira, os vereadores Gustavo Cruvinel (PV), Paulo Magalhães (PSD) e Tiãozinho Porto (PROS), e também secretários municipais, técnicos da RMTC, representantes dos estudantes da UFG e moradores da região. Após o lançamento, as autoridades inauguraram a nova linha indo de ônibus até o Campus Samambaia, na Vila Itatiaia.
“Hoje em dia político virou sinônimo de pessoa que promete e não cumpre e que não tem muita seriedade no que se fala e se vincula. Aqui demonstramos que existem pessoas sérias e diferentes. Me recordo muito de 2016, durante a campanha, prefeito, quando o senhor falava da necessidade de intervir diretamente no transporte coletivo criando novas linhas interbairros sem necessariamente passar em terminais ou ir pro Centro, gerando comodidade e alternativas. Hoje, 19 meses depois da nossa posse, em um trabalho conjunto da Câmara pleiteando, cobrando e fiscalizando, e o senhor, empenhado junto com a RMTC e com pessoas qualificadas como o Benjamim Kennedy, técnico aqui presente, tornamos real o prometido”, ressaltou Andrey Azeredo em seu discurso.
O prefeito Iris e Fernando Meirelles destacaram a agilidade nos deslocamentos, a comodidade para os usuários e o trabalho desenvolvido por eles para aprimorar o transporte na Capital. O reitor Edward comemorou a novidade, elogiou a iniciativa e avisou ao prefeito e a Meirelles que representantes dos estudantes da UFG querem se reunir com eles para apresentar novas demandas para o transporte.
União de forças
O presidente Andrey também frisou o empenho da Câmara Municipal pelo aprimoramento do transporte e a participação da sociedade: “Demonstramos que com seriedade, trabalho e planejamento as coisas acontecem. Essas linhas não são fruto da vontade de uma ou de duas pessoas, mas de um desejo da coletividade. É muito bom ver representantes da comunidade aqui que trabalharam em conjunto nesse projeto apresentando ponderações e questionando algumas ruas por onde o ônibus passaria, e agora estamos implantando seis novas linhas que vão trazer comodidade e ganho de tempo. Isso representa qualidade de vida, mais lazer, estudo e opções para as famílias.”
Após exaltar a importância da realização e agradecer aos presentes e aos colegas vereadores, Andrey dirigiu-se mais uma vez a Iris: “Nosso papel é esse, prefeito, o de gerar comodidade, qualidade de vida e novas oportunidades para a população. Conte sempre com a Câmara para iniciativas assim.”
Ar condicionado nos ônibus
Ao finalizar seu discurso, o presidente da Câmara aproveitou para cobrar de Fernando Meirelles os requerimentos apresentados por ele, Andrey, em 16 de novembro do ano passado, relativos à instalação de aparelhos de ar condicionado nos ônibus do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Na ocasião, os pedidos foram submetidos aos vereadores e aprovados por unanimidade no Plenário da Casa.
Retomando o assunto nesta manhã, Andrey disse: “Agora quero fazer uma cobrança pro Fernando. Já temos novas linhas, agora queremos os ônibus com ar condicionado, tá certo?” . Na época, ao apresentar a solicitação, Andrey afirmou : “Quando a colocação de ar condicionado for implantada nos ônibus de Goiânia, o trabalhador e demais usuários do transporte coletivo terão mais qualidade e conforto em seus deslocamentos”.
44 mil novos lugares
No total, as seis novas linhas, que serão lançadas até o dia 31 de outubro, vão representar 11,5 mil quilômetros rodados por dia e 44 mil novos lugares. A segunda a ser lançada será a 931, no próximo dia 12 de setembro. Para os estudantes do Campus Samambaia, a nova linha inaugurada hoje possibilitará um atalho de tempo e distância. Quem antes precisava sair do Terminal Padre Pelágio, ir até o Terminal Praça A e depois fazer uma conexão para o Campus da UFG, economizará cerca de 25 minutos por viagem. Essa nova ligação vai passar por setores populosos como o Finsocial, Nova Esperança, Morada Nova e Recanto do Bosque, dentre outros.
Novas linhas
Confira os itinerários e as datas de lançamento de cada uma das seis novas linhas, incluindo a entregue hoje, que serão inauguradas até o próximo 31 de outubro:
* 933 – 04/09 - Terminal Padre Pelágio / Recanto do Bosque / Campus UFG
* 931 – 12/09 - Terminal Bíblia / Jd. Guanabara / Vale dos Sonhos - Via Setor Jaó
* 934 – 19/09 - Terminal Isidória / Paço Municipal / Recanto das Minas Gerais
* 930 – 26/09 - R. Bosque / T. Bandeiras / Via Av. Noroeste
* 932 – 17/10 - Terminal Vera Cruz / Terminal Bandeiras
* 935 – 31/10 - Conjunto Vera Cruz II / Centro / Via Av. Leste – Oeste
(*) Texto produzido pela assessora Polliana Martins