Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Presidente da CEI do Transporte Coletivo quer criar Comissão Permanente

Presidente da CEI do Transporte Coletivo quer criar Comissão Permanente

por silvana — publicado 05/07/2017 15h15, última modificação 05/07/2017 15h28
Presidente da CEI do Transporte Coletivo quer criar Comissão Permanente

Foto: Antônio Silva

O vereador Clécio Alves (PMDB) afirmou aos colegas parlamentares na sessão desta quarta-feira,5, que após o fim dos trabalhos da CEI presidida por ele, vai propor à Câmara, a constituição de uma “Comissão Permanente” na Casa, para fiscalizar e cobrar melhorias dos serviços oferecidos pelas empresas de transporte coletivo.

Clécio adiantou que já pediu uma audiência com o governador Marconi Perillo para pedir o apoio do Estado para algumas medidas que deverão ser propostas dentro da CEI. Entre as sugestões para melhorar a qualidade do transporte coletivo está o subsídio do poder público e a criação de um Fundo Municipal de Transporte Público, através da destinação de um percentual do IPVA. Este fundo poderá financiar os investimentos em infraestrutura do transporte e subsidiar a tarifa para os usuários.

Outra sugestão para compor o  Fundo Municipal de Transporte seria a criação de vagas de estacionamentos pagas (parquímetros)  com um percentual das receitas por eles obtidas sendo destinadas  ao fundo do transporte urbano. Este sistema consiste em um controle de estacionamento rotativo que, além de racionalizar o uso do solo em áreas adensadas, disciplina o espaço urbano, permitindo maior oferta de estacionamento, explica o presidente da CEI.

BRASÍLIA

Uma comitiva formada pelos vereadores Clécio Alves (PMDB) presidente da CEI,  Anselmo Pereira (PSDB) relator e pelos vereadores Vinicius Cirqueira (PROS) e Juarez Lopes (PTN) foi até a Capital do país para conhecer o serviço oferecido à população do Distrito Federal, “na busca de novas idéias para o setor de transporte de Goiânia”. Lá, os membros da CEI visitaram a Associação Nacional de Transporte Urbano e a Secretaria de Mobilidade/DF.

"Com esta visita, tivemos a oportunidade de conhecer ações bem sucedidas no transporte da Capital Federal, que iremos adaptar à nossa realidade e sugerir que sejam implementadas, atendendo aos reclamos da população. Queremos garantir um transporte seguro e de qualidade, que é um direito social do cidadão", disse o presidente da comissão”.

Ainda de acordo com o parlamentar, “o setor do transporte coletivo urbano tem perdido demanda pela baixa qualidade e sofre com a ausência de políticas públicas para socorrê-lo. Esta situação pode tomar proporções maiores enquanto os custos do transporte público forem pagos somente pela tarifa.

Uma das propostas da CEI é a criação de uma tarifa técnica que inovaria o modelo remuneratório das concessionárias de forma a garantir o equilíbrio econômico e financeiro contratual, disse Clécio citando  o Diretor Executivo da Empresas de Mobilidade Urbana de Brasília, Lucas Santos, que teria afirmado que  “sem o financiamento público não há transporte de qualidade. O pagamento da tarifa somente pelos usuários não é suficiente para cobrir todos os custos de operação do transporte coletivo”, declarou ele.

CURITIBA

Clécio declarou ainda que a Comissão deverá fazer uma visita à capital do estado do Paraná, Curitiba para conhecer a realidade do transporte público daquela Cidade que, segundo ele, já foi considerado o melhor do país.

De acordo com o vereador, a viagem deverá acontecer no período de recesso parlamentar, provavelmente na semana após o dia 15 próximo, quando as atividades parlamentares se encerrarão.

Com informações da assessoria de imprensa de Clécio Alves