Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ autoriza prioridade de matrícula em escolas de tempo integral para alunos vulneráveis

CCJ autoriza prioridade de matrícula em escolas de tempo integral para alunos vulneráveis

por Quezia de Alcântara publicado 01/11/2023 10h25, última modificação 01/11/2023 15h38
De autoria do vereador Edgar Duarte (PMB), projeto busca afastar crianças e adolescentes de situações de risco. Texto segue para primeira votação em Plenário
CCJ autoriza prioridade de matrícula em escolas de tempo integral para alunos vulneráveis

Foto: Gustavo Mendes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (1º), projeto de lei (PL 134/2023) para garantir prioridade de matrícula e de transferência, em escolas municipais de tempo integral, a crianças e adolescentes considerados vulneráveis.

De autoria do vereador Edgar Duarte (PMB), o texto determina que serão priorizadas crianças e adolescentes em situações de exploração e abuso sexual; de trabalho abusivo e explorador; de abuso e maus-tratos na família ou nas instituições de acolhimento; de abandono ou negligência, inclusive intelectual; e de tráfico humano.

"Ao proporcionar a essas crianças possibilidade de frequentar escolas em tempo integral, o projeto busca criar ambiente seguro, acolhedor e propício para seu desenvolvimento, auxiliando no combate à exclusão social e abrindo caminho para um futuro mais promissor”, afirma o parlamentar.

“Ao priorizar oferta dessas vagas a crianças e adolescentes vulneráveis, será dado suporte adicional para evitar marginalização e criminalidade juvenil. A oferta de atividades educativas, culturais, esportivas e sociais, em tempo integral, pode ajudar a manter estudantes em ambientes protegidos, afastando-os de situações de risco que poderiam levar à exposição à violência e à delinquência”, completa Edgar Duarte.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.