Em 1ª votação, Câmara autoriza implementação do Programa “Abrigo Amigo”
Em sua 1ª Sessão Ordinária de 2024, nessa terça-feira (6), a Câmara de Goiânia aprovou, em primeira votação, o projeto de lei (PL 335/2023) para implementação do Programa "Abrigo Amigo". De autoria do vereador Lucas Kitão (PSD), a proposta visa à proteção de usuários – especialmente mulheres – do transporte público.
Segundo o texto, para proteção de mulheres contra situações de perigo em pontos de ônibus, será criado espaço com painel eletrônico conectado à internet, com câmeras noturnas e microfones. Os totens, instalados em parceria com empresas de mídia digital, contarão com central de atendimento que funcionará das 20 horas às 5 da madrugada. Os atendimentos serão prestados preferencialmente por mulheres, capacitadas para acionar órgãos de segurança em casos de emergência.
Para Lucas Kitão, o programa representa um aliado no enfrentamento à violência contra a mulher. "Traz amparo e segurança para mulheres que estiverem sozinhas em pontos de ônibus. Os abrigos poderão ser instalados em regiões periféricas e em ruas com grande circulação", afirma.
O projeto segue para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, antes de retornar à segunda votação em Plenário.
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador