Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Programa de apoio às crianças atingidas pela violência doméstica é aprovado

Programa de apoio às crianças atingidas pela violência doméstica é aprovado

por Quezia de Alcântara publicado 22/08/2024 10h37, última modificação 22/08/2024 10h37
Objetivo é acolher crianças testemunhas de violência doméstica visando minimizar impactos psicológicos

Projeto de lei que institui o programa de proteção e apoio às crianças testemunhas ou atingidas pela violência doméstica foi aprovado nesta quinta-feira, 22, em última votação, pelo plenário.

O objetivo do programa é oferecer medidas de proteção, apoio psicológico, acesso a serviços educacionais bem-estar das crianças envolvidas em situações de violência doméstica.

A proposta contemplará as seguintes diretrizes:

I. Promoção de um ambiente seguro e acolhedor para crianças testemunhas ou atingidas pela violência doméstica, por meio da criação de espaços de apoio em unidades de saúde, escolas e centres de assistência social.

II. Disponibilização de atendimento psicológico especializado e acompanhamento emocional, tanto individual quanto em grupo, para as crianças afetadas, visando mitigar os impactos psicológicos causados pela exposição a violência doméstica.

III. Garantia do acesso ininterrupto a educação formal, promovendo ações que evitem a evasão escolar, adaptação de horários ou outras medidas necessárias para assegurar a continuidade dos estudos.

IV. Estabelecimento de parcerias com órgãos de proteção a infância, como conselhos tutelares e outras entidades pertinentes, para encaminhamento adequado das crianças e suas famílias aos serviços de assistência e proteção.

A justificativa é que o Programa de Proteção e Apoio as Crianças Testemunhas ou Atingidas pela Violência Doméstica em Goiânia é essencial para garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças e ao abordar os impactos da violência domestica precocemente, o programa pode ajudar a quebrar o ciclo de violência, promover o desenvolvimento saudável e criar uma comunidade mais consciente e comprometida com o bem-estar infantil.