Aprovado programa de vacinação contra a Leishmaniose animal
Matéria que institui o Programa Municipal de Vacinação contra a Leishmaniose animal, de autoria do vereador Sandes Júnior (PP) foi aprovada hoje, 8, em última votação pelo plenário.
O Programa terá, entre as suas ações, campanhas de divulgação sobre as características da doença e seus sintomas; as precauções a serem tomadas pelos proprietários dos animais e orientações sobre vacinação.
Segundo o texto aprovado o Programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, organizações não governamentais (Ong’s) e outras instituições do Município por meio de ações, eventos, projetos, campanhas voltadas à conscientização acerca da importância da prevenção e controle da doença em Goiânia.
A Leishmaniose Visceral (LV) e uma doença parasitária transmitida por um inseto vetor denominado flebotomíneo, conhecido popularmente como mosquito-palha, cangalha, tatuquira e birigui, segundo justifica a matéria.
“Assim como em toda doença de transmissão vetorial, a LV tem uma cadeia epidemiológica complexa, que depende de uma associação de fatores para se estabelecer em um determinado ambiente, razão pela qual não pode ser tratada unilateralmente. A LV é também uma zoonose, a presença do vetor permite a transmissão de um cão infectado para outro cão ou até para o ser humano”, explicou o vereador.